Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira, Inês Zuber no Parlamento Europeu

Declarações da Comissão sobre extremismo na Europa

A Comissária responsável pela área da Justiça e Assuntos Internos afirmou recentemente que é tempo de "reconhecer a verdade sobre as ameaças crescentes de extremismo na Europa, o que o transforma num dos maiores - se não o maior - desafios de segurança na Europa". A Comissária, que intervinha numa conferência sobre "Dar poder aos actores locais para prevenir o extremismo violento", referiu-se ainda aos riscos de radicalização por parte das pessoas.

Tendo em conta estas declarações, perguntamos à Comissão:
1. Em concreto, o que considera serem pessoas ou grupos de pessoas "extremistas", "radicais" ou em "risco de radicalização"?
2. Cabem na sua classificação de "extremistas" ou "radicais" as organizações sindicais, políticas e sociais que organizam, apoiam e mobilizam os trabalhadores, os estudantes, os reformados e outras camadas sociais contra a violenta ofensiva - consubstanciada nos programas UE-FMI - que visa impor retrocessos no plano dos direitos sociais e laborais (trabalho com direitos, salários justos, alimentação em quantidade e qualidade suficientes, direito à saúde, à habitação, à educação, ao apoio no desemprego, etc.)?
3. O que entende concretamente por "dar poder aos actores locais para prevenir o extremismo violento"? Que medidas estão subjacentes a esta proposta?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu