Debate «Cumprir a Constituição, assegurar o desenvolvimento soberano do País»

28 de Maio, Lisboa

No âmbito da Campanha Nacional do PCP «Por uma Política Alternativa, Patriótica e de Esquerda», realizou-se o debate «Cumprir a Constituição, assegurar o desenvolvimento soberano do País», em Lisboa. Nele participaram José Neto, Guilherme da Fonseca, José Ernesto Cartaxo, entre outros, e Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP.

Intervenção de Jerónimo de Sousa

Secretário-Geral

Toda a acção política e legislativa do Governo PSD/CDS tem sido marcada pela violação grosseira da Constituição, com violações sistemáticas dos direitos à saúde, à educação, à segurança social, a um salário digno, ao respeito pelos princípios da igualdade e da confiança, ao ponto de pôr em causa o princípio civilizacional basilar do respeito pela dignidade do Ser Humano.

Intervenção de José Neto

Membro da Comissão para a Área dos Assuntos Constitucionais

A situação que o país vive não se deve à Constituição, mas sim ao seu incumprimento por aqueles que juraram cumpri-la e fazê-la cumprir, através de políticas de direita sistematicamente aplicadas por sucessivos governos, que frontalmente contrariam as suas normas e princípios.

Intervenção de Guilherme da Fonseca

Juiz Conselheiro Jubilado

É incompreensível que se aceite, como fazem os partidos do chamado arco da governação, um memorando com múltiplos compromissos e imposições que comprometem a soberania portuguesa, transformando o país num protectorado da troika agora, e quem sabe, para sempre.

Intervenção de José Ernesto Cartaxo

Sindicalista

A CRP, aprovada e promulgada a 2 de Abril de 1976, ao consagrar as grande conquistas democráticas representou uma marco de alcance histórico na luta que o movimento operário e sindical (...) que contribuiu decididamente para um progresso significativo nas relações de trabalho e num quadro de referência marcante, consagrados na nossa constituição e que constituem um valioso património civilizacional.

• Campanha "Por uma política alternativa, patriótica e de esquerda"
  • Central