Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral, Almoço CDU

Dar continuidade ao trabalho da CDU na Vidigueira

[excerto]

Aqui estamos, neste concelho da Vidigueira, para dar continuidade ao trabalho da CDU que em sucessivos mandatos mereceu a confiança das populações.

O concelho não quer andar para trás, seja pelas mãos do PS, que nos anos em que governou o concelho não deixou saudades, seja por quaisquer outras mãos.

Trabalho, honestidade e Competência, são estes os elementos que no próximo mandato a CDU assegurará uma vez mais. Agora com o Rui Raposo, como Presidente da Câmara Municipal, e o conjunto dos candidatos que nos órgãos municipais e nas freguesias dão rosto ao projecto da CDU.

A CDU assume por inteiro o seu percurso de trabalho, obra e intervenção que aqui desenvolveu em sucessivos mandatos. Quer os que durante quase duas décadas teve como principal rosto o Carlos Góis, quer os mandatos mais recentes.

O que aqui está feito neste concelho, o progresso e desenvolvimento local que assegurámos, a transformação para melhor da vida da população, tem a marca da CDU, do seu projecto distintivo, da sua acção colectiva.

Não é obra de rasgos individuais ou de indivíduos sobre-dotados.

Por isso reivindicamos com pleno direito o que aqui foi feito. Não renegamos parcelas do nosso trabalho, dos nossos mandatos.

Se há alguém que abandonou os valores associados ao projecto autárquico da CDU, não são os que connosco prosseguem na afirmação do trabalho, da honestidade e competência que nos é reconhecida.

Na CDU o que conta é a dimensão do projecto colectivo, o que conta é a prioridade que damos à defesa dos interesses das populações, o que conta é a dedicação que colocamos ao serviço do interesse público, e não perspectivas determinadas por ambições pessoais ou interesses de grupo.

Temos, de facto, um projecto distintivo. Distintivo pela clara recusa de opções de privatização que têm dominado nos últimos anos e que continuam presentes na política portuguesa nacional e autárquica.

Uma força que se distingue pela sua posição intransigente de defesa dos serviços públicos, de todos no acesso à saúde, à protecção social e à mobilidade e em defesa da água enquanto bem público.

Distintivo pela atenção que o nosso projecto dá aos trabalhadores da autarquia, a valorização que lhes atribuímos.

Somos uma força que faz da participação popular e da proximidade às populações o eixo fundamental do seu estilo de exercício de poder e com uma justa política de permanente estímulo à unidade das populações em torno dos seus problemas concretos.

Somos claramente uma força com uma intervenção distintiva na representação dos interesses populares, um percurso de incansável defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo, uma voz e acção permanentes contra todas as tentativas de retirar direitos, empobrecer as populações, negar os investimentos necessários ao desenvolvimento.

Distintiva pela atenção que dá aos problemas sociais e pelo particular cuidado dedicado aos problemas das crianças, aos jovens, aos idosos, aos mais pobres e desfavorecidos.

Sim, temos nas autarquias CDU uma atenção permanente e dedicada para garantir às crianças, aos jovens e aos idosos com medidas e iniciativa própria, mas também com acção, intervenção e reivindicação junto de outras instituições, de forma a garantir as melhores condições de vida destas camadas da população.

A gratuitidade conseguida nos manuais escolares do ensino básico e do aumento do abono de família são exemplos de uma política que está presente a todos os níveis na nossa intervenção, como a luta que se trava com o apoio das autarquias CDU para garantir aos nossos idosos o direito à saúde, à participação na vida social, política e cultural, o desenvolvimento de uma rede de equipamentos e serviços públicos (lares, centros de dia, apoio domiciliário) que permita assegurar a plena igualdade de acesso aos nossos idosos, designadamente aos que têm menores rendimentos.

Distintiva pela resposta que dá em domínios como os da satisfação de necessidade básicas da população, de planeamento e ordenamento do território, de democratização do acesso à cultura e ao desporto, de ligação da escola ao meio, de valorização do espaço e do ambiente.

Mais CDU em 1 de Outubro significará melhor resposta e melhores soluções, para garantir na Vidigueira o que os trabalhadores e o povo esperam de nós.

• Poder Local e Regiões Autónomas
  • Central