Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Critérios mínimos aplicáveis às inspecções ambientais nos Estados-Membros - Declaração de voto de Ilda Figueiredo no PE

É certo que é necessário dar maior atenção às questões ambientais e que se devem tomar medidas para evitar a constante degradação ambiental, que comprometem o presente e o futuro do planeta e da qualidade de vida das populações.

Por isso, é fundamental haver uma maior sensibilidade para o cumprimento de normas que respeitem o ambiente e tenham em conta as especificidades de cada país, incluindo as implicações sociais. O que também exige uma política mais solidária para ter em conta diferentes níveis de desenvolvimento e de capacidade económica.

Ora, nem todos estes aspectos estão devidamente salvaguardados na legislação ambiental da União Europeia, nem as suas políticas são devidamente coerentes.

Por isso, temos as maiores dúvidas sobre a vontade política da Comissão Europeia na resolução deste problema complexo, correndo-se o risco de caminharmos para agravar o fosso das desigualdades regionais e sociais com algumas das propostas que são adiantadas nesta resolução. Daí o voto de abstenção.

  • Ambiente
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu