Declaração de Paulo Raimundo, Secretário-Geral, Audiência com o Presidente da República

Convocar eleições, reforçar o PCP e a CDU como garantia mais sólida para responder aos salários, pensões, direito à habitação e salvar o SNS

''

Na necessidade de afirmar uma alternativa política que responda a esses problemas enfrentados tanto no âmbito social quanto no económico, no actual quadro político institucional, como mencionado, a única solução para abordar essa questão é a dissolução da Assembleia da República e a convocação de eleições.

Eleições que devem reflectir e determinar a direcção e a abordagem para resolver os problemas que enfrentamos. Neste caso, envolve o fortalecimento do PCP e da CDU no âmbito institucional, um elemento que se mostra fundamental e visível para milhares de pessoas. Elas percebem que, quando o PCP e a CDU avançam no âmbito institucional, suas vidas também progridem. O oposto ocorre quando não avançam, tornando isso um elemento crucial a ser considerado.

Caso o Presidente da República decida dissolver a Assembleia da República e convocar eleições antecipadas, o que comunicamos ao Presidente da República é que, se esse for o caminho escolhido, esse processo deve seguir um cronograma semelhante ao que ocorreu há dois anos.

Quanto à questão do Orçamento do Estado, como mencionado, temos uma avaliação negativa de um Orçamento do Estado que não aborda adequadamente nenhum dos problemas mencionados, como os salários, as pensões, a habitação e a saúde.

Estamos enfrentando uma crise política, mas a crise na área da saúde está presente todos os dias. Portanto, é um orçamento inadequado. Em vez de insistir em um orçamento deficiente, o que precisamos é criar as condições necessárias para que, em uma futura Assembleia da República após eleições antecipadas, o PCP e a CDU se fortaleçam e possam contribuir para a elaboração de um Orçamento adequado, que é o que a situação exige.

O que está em questão é uma mudança política para responder aos problemas enfrentados pelas pessoas. Estamos em uma crise política, mas as pessoas enfrentam uma crise social diariamente. É isso que precisa ser abordado.

Dentro do actual quadro político institucional, especialmente após os acontecimentos recentes, a solução envolve a dissolução da Assembleia da República, a convocação de eleições antecipadas e a formação de um novo parlamento, com o reforço do PCP e da CDU como garantia fundamental para enfrentar esses problemas, como as pessoas conseguem identificar claramente hoje.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo