Convergência entre as propostas do PCP na A.R. e as reivindicações dos professores

O PCP apela ao reforço da unidade e da mobilização conjunta dos professores para que a luta pela escola pública não cesse nem se detenha nas questões da avaliação, particularmente numa fase em que os pilares da democracia escolar e a qualidade do ensino se encontram seriamente comprometidos.

Depois de um conjunto de reuniões com estruturas sindicais de professores, nomeadamente com a FENPROF, a FNE e a FENEI, e com os movimentos de professores Promova, MUP e APEDE, o PCP manifesta uma vez mais a solidariedade para com a justa luta e compreensível indignação dos professores portugueses. Além disso, resultou com evidência das referidas reuniões e audiências, a convergência entre as propostas do PCP na Assembleia da República e as reivindicações mais imediatas dos professores e educadores.

Confirma-se a urgência de suspender o actual processo de avaliação de desempenho e de, assim criar condições para uma real negociação ente Governo e Sindicatos para atender rápida e eficazmente às questões mais gravosas do estatuto da carreira docente e das avaliações de desempenho que dele decorre. Confirma-se também, após as referidas audiências, a justeza do projecto de lei do PCP que suspende a avaliação e determina a revisão do estatuto da carreira em processo negocial extraordinário. Da mesma forma que manifesta solidariedade e empenho para com os professores, o PCP apela ao reforço da unidade e da mobilização conjunta dos professores para que a luta pela escola pública não cesse nem se detenha nas questões da avaliação, particularmente numa fase em que os pilares da democracia escolar e a qualidade do ensino se encontram seriamente comprometidos.

• Educação e Ciência