Comunicado do Comité Central do PCP, de 19 e 20 de Novembro de 2004

O Comité Central do PCP reunido nos dias 19 e 20 de Novembro procedeu ao balanço dos trabalhos preparatórios do XVII Congresso e tomou um conjunto de decisões relativas ao funcionamento do Congresso.

O Comité Central tomou conhecimento do debate realizado em todas as Organizações do Partido em torno das Teses (Projecto de Resolução Política) e do Projecto de alteração aos Estatutos e discutiu e aprovou as alterações introduzidas nos respectivos documentos a apresentar aos delegados e que resultaram das contribuições dos militantes, visando o seu aperfeiçoamento e enriquecimento.

O Comité Central discutiu e aprovou igualmente a proposta de lista do novo Comité Central a submeter à discussão e aprovação pelos delegados ao XVII congresso.

A proposta do novo Comité Central elaborada em conformidade com os critérios definidos pelo actual Comité Central, nomeadamente a necessidade de manter as características essenciais do Comité Central, assegurar a sua renovação e rejuvenescimento, uma composição social, regional e sectorial diversificada, no quadro da uma composição de maioria de operários e empregados e com condições para poder desempenhar as suas cabais responsabilidades como organismo a quem cabe a orientação superior de trabalho político, ideológico e de organização do Partido. A proposta do novo Comité Central será publicada na próxima edição do «Avante!».

O Comité Central reafirma a sua confiança na realização do XVII Congresso e que as suas decisões e orientações contribuirão para o reforço da coesão e das características essenciais do Partido e a afirmação dos seus ideais e papel imprescindível na sociedade portuguesa.