Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Combate ao crime contra a vida selvagem

Os crimes contra a vida selvagem, como a caça furtiva, o comércio ilegal de espécies ou o trânsito ilegal de produtos e derivados da fauna e da flora selvagens, adquirem hoje uma dimensão internacional que os situam entre as maiores e mais rentáveis actividades ilegais no mundo. Estes crimes tornaram-se um negócio criminoso milionário, em grande parte facilitado pela internet, e num patrocínio de conflitos internos nos países onde a caça furtiva ocorre.
A União Europeia é uma rota de mercado e de trânsito importante para o comércio ilegal de animais selvagens. Os dados apontam para uma estimativa de receitas geradas pelo tráfico de espécies ameaçadas de extinção de 18-26 mil milhões de euros/ano.
A UE tem por isso responsabilidades no combate a este fenómeno. O relatório defende que a UE e os Estados-Membros devem, quer empenhando-se na aplicação das convenções internacionais e no seu fortalecimento, quer adequando os quadros jurídicos (nomeadamente no que respeita a sanções), implementar políticas que dissuadam o consumo de produtos oriundos de espécies selvagens vulneráveis e apoiar a recuperação e conservação das populações de espécies selvagens, combatendo a caça furtiva, envolvendo as comunidades locais, em especial nos países em desenvolvimento.
Votámos favoravelmente.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu