Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Cem dias após as eleições de 4 de Outubro PCP leva a efeito uma Jornada Nacional de Esclarecimento

1. Passam amanhã, 14 de Janeiro, cem dias após as eleições legislativas de 4 de Outubro. O voto dos portugueses impôs a derrota do PSD e CDS-PP e da sua política, criando condições para a inversão do rumo de empobrecimento e declínio do País destes últimos anos.

2. Com o contributo decisivo do PCP, iniciou-se uma nova fase na vida política nacional. A posição conjunta subscrita por PS e PCP, num quadro em que foram também subscritas posições conjuntas do PS com o PEV e o BE, constitui a base para uma solução política para dar resposta aos anseios mais imediatos dos trabalhadores e do povo.

3. Passados cem dias do 4 de Outubro, com uma maioria na Assembleia da República que pode dar um sinal de mudança na vida política, é agora o momento para uma acção do PCP de contacto com os trabalhadores e o povo que assinale os avanços conseguidos neste período - que mesmo parciais, são significativos -, que confirme a recuperação de direitos roubados, e explicite os caminhos de intervenção e luta para responder aos problemas nacionais.

4. Na Acção Nacional de Esclarecimento de 14 de Janeiro será distribuído o Jornal "100 dias", que também integrará o número desta semana do Avante!, Órgão Central do PCP.

5. De entre centenas de iniciativas em todo o País, referem-se as seguintes: em Lisboa, às 8h00 no Cais do Sodré, participa Armindo Miranda da Comissão Política; no Porto, às 16h00 na Estação da Trindade, participa Jaime Toga da Comissão Política; em Coimbra, às 10h00 na Praça 8 de Maio, participa Vladimiro Vale da Comissão Política; no Barreiro, às 10h00 em Santo André na Praça S. Francisco Xavier, participa Margarida Botelho da Comissão Política; em Santarém, às 7h30 no Hospital Distrital, participa António Filipe deputado e membro do Comité Central; em Aveiro, às 13h30 na Renault Cacia; em Guimarães, às 15h00 no Largo do Toural.