de voto de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Celebração do Acordo de Comércio Livre UE-Vietname (Resolução)

Os tratados de livre comércio e de investimentos, de pendor neoliberal, negociados pela UE tendem a desvalorizar o critério da complementaridade das economias, favorecendo a competição entre países e produtores, e comprometem a soberania dos Estados face aos interesses das transnacionais.

Pugnamos pela reversão das políticas de desregulação e liberalização do comércio internacional e por um comércio orientado para objectivos de desenvolvimento. No estabelecimento de acordos comerciais, medidas de salvaguarda dos interesses dos Estados e respectivos sectores produtivos devem ser adoptadas.

No caso de Portugal, neste acordo como em anteriores, há setores que poderão ser duramente afectados. Por isso, votamos contra. Defendemos a formulação de políticas comerciais segundo os interesses, especificidades e necessidades de cada país, retirando-as da esfera da competência exclusiva da UE, porquanto os acordos comerciais negociados pela UE não atendem por igual aos interesses de todos os Estados-Membros implicados.

Defendemos o aprofundamento de relações comerciais entre Portugal e a República Socialista do Vietname, assentes nas relações de complementaridade entre as duas economias, num quadro de benefício mútuo e de respeito pela soberania de cada país. No caso concreto destes acordos, não aceitamos a instrumentalização de questões como os direitos humanos ou a defesa do ambiente, usando-as como instrumentos de ingerência sobre assuntos internos do Vietname.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu