Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Canal Escola TV: canal de televisão escolar em vale de Cambra

O canal Escola TV constitui um projecto inovador e pioneiro, levado a cabo no Agrupamento de Escolas do Búzio, em Vale de Cambra. A iniciativa partiu de um professor e de um aluno do Agrupamento, que decidiram, em Fevereiro de 2009, criar um canal de televisão. De então para cá, a vontade, a dedicação e o empenho de um conjunto de voluntários tem permitido desenvolver o projecto, fazendo uso única e exclusivamente de meios próprios, inclusivamente financeiros.

Em Portugal, diversas Universidades contam com canais internos próprios, mas nunca uma Escola Secundária, como é o caso, teve a sua televisão.

O projecto, apresentando um manifesto interesse didáctico e cultural, conquistou a adesão da comunidade escolar, que nele participa de múltiplas formas, enriquecendo a vivência escolar de alunos, professores e funcionários não docentes.

Semanalmente, é feita uma nova emissão com o resumo das actividades desenvolvidas no Agrupamento escolar, contando ainda com algumas rubricas periódicas. As emissões, em alta-definição, estão disponíveis em: www.escolatv.pt.vu.

Em Dezembro de 2009, o projecto conquistou o Prémio Nacional Multimédia, o que demonstra a sua qualidade e relevância.

Solicito à Comissão que me informe sobre o seguinte:
1. Que programas e medidas comunitárias estão disponíveis para apoiar e divulgar iniciativas como a da Escola TV em Vale de Cambra?
2. Tem conhecimento de outros projectos semelhantes noutros países da UE? Como poderá ser promovido e apoiado o intercâmbio de experiências neste domínio?

>
  • Educação e Ciência
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu