«Cada voto na CDU conta! Cada eleitor da CDU conta!»

Cada voto na CDU contou para o aumento dos salários e das reformas, a recuperação dos feriados, para para a gratuitidade dos manuais escolares, para os passes sociais mais baratos e abrangentes, afirmou Jerónimo de Sousa no jantar que encheu por completo o salão da Casa do Povo de Sines. E se o PS aceitou estas e outras propostas, realçou, fê-lo «contra vontade» e apenas porque não teve maioria absoluta.

Por mais que o PS venha agora tentar apoderar-se de medidas que não propôs e que inclusivamente tentou travar, a verdade é a que é: o PS não mudou a sua natureza, como não mudaram as suas opções de fundo; se mudança houve nos últimos anos foram as circunstâncias em que o PS governou. Daí ser necessário, para o Secretário-geral do PCP, que no próximo dia 6 não só se impeça que o PS alcance a maioria absoluta como se dê mais força à CDU, que esteve por detrás de todos os avanços alcançados na presente legislatura.

Na intervenção que antecedeu Jerónimo de Sousa, o primeiro candidato por Setúbal, Francisco Lopes, defendeu que a redução de preço e o alargamento dos passes sociais, concretizados este ano, devem passar a estar inscritos numa lei própria e não em cada um dos orçamentos do Estado. Esta é, realçou, a única forma que garantir que essa conquista se mantém para lá das eleições, lembrando que ainda em 2016 o PCP apresentou uma proposta para reduzir o preço dos passes sociais e alargar o seu âmbito, chumbada pelos votos contrários de PS, PSD e CDS e a abstenção do BE. Que fariam estes partidos no futuro se se colocasse a hipótese de reverter essa conquista? «Fica a dúvida», afirmou Francisco Lopes.

Também candidato e dirigente do Partido Ecologista «Os Verdes», Tiago Aldeias considerou positivo que hoje as questões ambientais assumam uma crescente prioridade nas preocupações das pessoas, lembrando que o PEV há 37 anos que as vem colocando, nas ruas e nas instituições em que se encontra representado. «O voto ecologista é na CDU», concluiu, sublinhando que a defesa do ambiente está ligada à justiça social e à concretização de uma vida digna para os trabalhadores e as populações.

• CDU - Legislativas 2019
  • Central