Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Bombardeamento de civis no Iémen

Pelo menos 31 pessoas, entre as quais 22 crianças e quatro mulheres, foram mortas na passada sexta-feira no Iêmen num ataque aéreo da coligação militar liderada pela Arábia Saudita. As vítimas tentavam escapar de comboio dos combate do Iêmen. Outras quatro crianças já tinham sida mortas na quinta-feira em consequência de bombardeios da mesma coligação na região de Al-Durayhimi. No último dia 9, um autocarro escolar foi atingido por um ataque de aviões da mesma coalizão, matando quarenta crianças e onze adultos. As crianças participavam numa viagem de férias escolares.
O secretário adjunto das Nações Unidos já fez vários denuncias públicas sobre estes ataques contra populações civis, num claro atentado a todas as convenções internacionais de proteção de civis em cenários de guerra, pedindo um inquérito independente.
Pergunto à Alta Representante como avalia esta situação e que medidas concretas pensa tomar junto dos países membros da coligação liderada pela Arábia Saudita para por cobro a estes massacres e promover uma solução política para aquele conflito que se arrasta desde 2015 e matou mais de 10 mil civis.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu