Pergunta ao Governo

Atrasos no pagamento dos salários dos trabalhadores da Montitec, Concelho do Montijo, Distrito de Setúbal

Atrasos no pagamento dos salários dos trabalhadores da Montitec, Concelho do Montijo, Distrito de Setúbal

A Montitec, é uma empresa do sector eléctrico fundada em 1988, de capital nacional, situada no Concelho do Montijo. A empresa tem actualmente cerca de 70 trabalhadores, mas no passado já teve mais de 100 trabalhadores.

À semelhança das dificuldades em que se encontram as pequenas e médias empresas em Portugal, esta empresa está com dificuldades para assumir os seus compromissos com os trabalhadores. Estão já em atraso 60% do salário do mês de Março e o salário de Abril.

Nos últimos dois anos as dificuldades têm-se agravado. Já houve anteriormente problemas ao nível de tesouraria, com atrasos nos pagamentos dos salários, subsídio de férias e de natal aos trabalhadores.

A empresa apresentou uma candidatura, tendo obtido apoio ao nível do Programa PME Investe, o qual não têm período de carência e obriga a imediata cobrança das prestações. Para fazer face a este empréstimo, a Administração da empresa, viu-se limitada na possibilidade de responder aos compromissos com a segurança social e com os trabalhadores.

Face aos salários em atraso e à ausência de perspectiva quanto ao seu pagamento, os trabalhadores realizaram uma greve de 6 dias (de 11 a 19 de Maio). Segundo os representantes dos trabalhadores, para além das dificuldades sentidas pelos trabalhadores inerentes à falta de pagamento dos salários, há um sentimento de incerteza quanto ao futuro (muitas das trabalhadoras, constituem famílias monoparentais, e já vivem uma situação dramática). Os trabalhadores lutam pela salvaguarda do seu posto de trabalho.

A Montitec tem projectos para o futuro que permitirá à empresa o reequilíbrio financeiro e manter a sua actividade produtiva.

As pequenas e médias empresas detêm um papel importante na dinamização da economia do país, sobretudo ao nível regional e local. Com vista ao desenvolvimento económico e a salvaguarda dos postos de trabalho, o Governo deve adoptar políticas que efectivamente apoiem este sector, como é o caso desta, dentro das suas competências, para permitir que a empresa possa laborar e, mediante condições a acordar, assumir os compromissos quer com os trabalhadores quer com o estado e a banca.

Ao abrigo do disposto na alínea d) do Artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e em aplicação da alínea d), do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, solicitamos ao Governo, que por intermédio Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

1. Quais as acções que o Governo desenvolveu e pretende desenvolver para garantir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores, designadamente o pagamento dos salários em atraso?

2. Quais as medidas que pretendem tomar para salvaguardar a continuidade de produção da Montitec e assegurar os actuais postos de trabalho?

  • Trabalhadores
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo