AQR and Stress tests

O Banco Central Europeu está neste momento a finalizar uma abrangente operação de supervisão dos principais bancos a operar no espaço da UE, antes de assumir a sua supervisão, ao abrigo do Sistema de Supervisão Único. Esta operação de supervisão consiste numa avaliação dos activos bancários (AQR) seguidos de testes de stress.

Os resultados do AQR representam o ponto inicial dos testes de stress. Num resumo simplificado, os testes de stress consistem na simulação de um cenário de crise avaliando a resiliência dos balanços dos bancos face ao impacto destes cenários.

De acordo com a literatura existente sobre a matéria, não é clara a parametrização dos modelos de simulação. Com efeito, os mecanismos que determinam e quantificam os efeitos do cenário macroeconómico em primeiro lugar no risco dos activos e posteriormente nas perdas (ou ganhos) destes activos decorrem de escolhas e modelos dos próprios bancos e não são conhecidos do público.

Sendo este aspecto uma fragilidade de toda a operação, pergunto qual a sua apreciação relativamente a isto e que medidas podem ser levadas a cabo para aumentar a fiabilidade dos testes e evitar a falência de bancos que pouco antes de falir passaram nos testes de stress.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu