Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP

Apresentação Candidatos CDU em Grândola

Apresentação Candidatos CDU em Grândola

Uma forte saudação a todos os presentes, aos trabalhadores e à população de Grândola, a todos os que connosco estão neste projecto democrático e unitário da CDU, neste espaço de participação e realização ao serviço das populações.

Uma saudação muito particular aos candidatos da nossa Coligação que aqui se apresentam. Ao primeiro candidato à Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes e actual Presidente, ao conjunto dos candidatos ao executivo municipal aqui também apresentados, ao cabeça de lista à Assembleia Municipal, Rafael Rodrigues e também seu actual Presidente e aos candidatos à presidência das Juntas de Freguesia de Azinheira dos Barros, Vera Sequeira; à Freguesia do Carvalhal, Marco Santos; à Freguesia de Melides, António Pedro e à Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra, Fátima Luzia.

Uma saudação especial ao mandatário concelhio da nossa Coligação, Manuel Maria Candeias.

A todos endereçamos votos de bom trabalho nesta batalha que em conjunto vamos travar e que, estamos certos, se concretizará com êxito, dando continuidade ao projecto da CDU e ao meritório trabalho que tem sido realizado.

Antes de mais, neste momento de luto nacional, sendo esta a primeira iniciativa da CDU onde participo depois da tragédia resultante do incêndio que lavra desde sábado no concelho de Pedrogão Grande e outros concelhos confinantes dos distritos de Leiria, Castelo Branco e Coimbra, que expresse publicamente, mais uma vez, em nome do PCP e, também se me permitem, certo de interpretar os sentimentos do conjunto das forças e individualidades que dão corpo à nossa Coligação Democrática Unitária, a nossa profunda consternação pela perda de vidas humanas e apresente aos familiares das vítimas a nossa solidariedade e sentidas condolências, fazendo ainda votos para que todos os feridos se restabeleçam tão rapidamente quanto possível. Solidariedade que se estende às populações atingidas por esta catástrofe.

Expressamos igualmente a nossa homenagem e o nosso reconhecimento ao abnegado e corajoso trabalho dos bombeiros e de outros profissionais da protecção civil, realizado em condições atmosféricas manifestamente difíceis e profundamente adversas. Neste momento em que as populações são confrontadas com excepcionais dificuldades e com as dramáticas consequências de uma calamidade sem paralelo neste tipo de sinistro em Portugal, o PCP e a CDU reafirmam a necessidade de se tomarem todas as medidas e mobilização de todos os meios, para acudir e apoiar os que perderam os seus entes queridos, as suas habitações, explorações agrícolas, florestais ou outros bens materiais.

Da parte do PCP, serão envidados todos esforços, nomeadamente a partir das instituições onde tem representação, para que se avalie rapidamente a grave situação que está criada e se tomem as medidas para fazer frente aos prejuízos e danos resultantes desta tragédia que se abateu sobre as populações.

A seu tempo será necessário reflectir sobre as causas que estão na origem de tão trágicos acontecimentos.

Anunciamos publicamente hoje aqui os primeiros candidatos ao próximo mandato para as autarquias deste concelho de Grândola.

Eles são os principais rostos da CDU nas eleições autárquicas que se aproximam e que personificam os valores contidos na consigna da CDU: trabalho, honestidade, competência e cujos compromissos com o povo do concelho Grândola, são inquestionáveis.

Candidatos que se apresentam com uma larga e riquíssima experiência, com provas dadas no serviço público nos mais diversos domínios da actividade concelhia, intermunicipal e regional, onde alguns assumiram altas responsabilidades, conhecedores da realidade, dos problemas e dos desafios que se colocam ao desenvolvimento deste concelho de Grândola, mas também de toda esta Região.

Candidatos que deram provas bastantes de disponibilidade para servir as populações e com uma reconhecida capacidade de realização e competência, enraizada na identidade e cultura das suas gentes e desta terra.

Temos, pois, razões para partir com confiança para esta batalha eleitoral que terá o seu desfecho no próximo dia 1 de Outubro. Razões que são inseparáveis da dedicação dos eleitos da CDU e da qualidade dos seus candidatos, mas igualmente de um projecto com provas dadas na gestão das autarquias.

Apresentamo-nos perante as populações com confiança na vitalidade e actualidade desse nosso projecto de desenvolvimento – o reconhecido projecto da CDU -, assente no trabalho, na honestidade e na competência, como solução e proposta alternativa clara e assumida à gestão do PS, PSD e CDS-PP.

Somos uma força que faz da participação popular e da proximidade às populações o eixo fundamental do seu estilo de exercício de poder, assente numa política de verdade e transparência com as populações.

Uma força com uma justa política de permanente estímulo à unidade das populações em torno dos seus problemas concretos, tal como para o estabelecimento de justas relações entre eleitos e trabalhadores, e no respeito pelos seus direitos.

Com esta iniciativa de hoje damos um importante passo na afirmação da candidatura da CDU a todos os órgãos autárquicos do concelho de Grândola. Um passo dado com a confiança de quem pode mostrar um importante percurso de trabalho.

Desde logo com uma acção e uma intervenção distinta e com um valioso trabalho, nomeadamente no plano da recuperação e estabilização financeira e na superação dos graves problemas herdados do período de má memória em que o PS desgovernou este município e que, estamos certos, as populações deste concelho não querem ver de volta.

Um valioso trabalho que, apesar desse esforço, está bem patente, por exemplo, na intensa actividade de dinamização das infraestruturas para o desenvolvimento da economia concelhia com impacto na indústria, na agricultura e no turismo. Um valioso trabalho patente no investimento efectuado na rede de abastecimento de água e no saneamento, no melhoramento de estradas e arruamentos, na melhoria da higiene urbana e espaços públicos. Um meritório trabalho no plano do desenvolvimento social com novas iniciativas, na requalificação de escolas, mas também no apoio à cultura e desporto para todos. Na luta e envolvimento pela exigência do reforço dos serviços de saúde no concelho.

Um trabalho realizado a par de um grande esforço para dotar o município de meios para responder às necessidades das populações.

>
  • Central
  • CDU
  • Eleições Autárquicas
  • Eleições Autárquicas 2017

Partilhar