Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Apoios à Universidade de Trás-os-Montes

Numa visita recente a Trás- os -Montes, incluindo em Vila Real, a Universidade de Trás -os -Montes e alto Douro, com cerca de 10.000 alunos, mais de 500 docentes e cerca de 450 trabalhadores não docentes, pude constatar o papel fundamental desta Universidade pública, (UTAD) para o desenvolvimento de uma importante região montanhosa do interior de Portugal que está a sofrer as consequências dos cortes no investimento Público. Actualmente, a UTAD é um pólo de desenvolvimento científico, económico, social e cultural, onde coexiste uma universidade de saberes e centros de I&D, com investigação de cariz mais aplicado, ligado às estruturas da comunidade regional.

Depois da extinção da formação regular em Miranda do Douro mantém-se ainda o pólo de Chaves cujo futuro no entanto, se mantém imprevisível, se não for urgentemente aprovado um plano de investimento.
Assim solicito à Comissão Europeia as seguintes informações:

1.Que apoios poderão ser acedidos para a criação da Escola Superior de saúde da UTAD, no Pólo de Chaves, onde em conjunto com o termalismo ali existe e outras potencialidades naturais e culturais pode contribuir para o desenvolvimento da região e para a fixação da população jovem?

2.Que apoios poderão ser atribuídos, para completar o equipamento laboratorial e clínico do Hospital veterinário e o Edifício das ciências veterinárias – Blocos de laboratórios (bloco II) na UTAD, em Vila Real?

3.Que apoios poderão ser atribuídos para construir e apetrechar o Edifício das Ciências e do Desporto?

4.Que apoios podem ser concedidos para iniciativas envolvendo ciência e tecnologia e Sociedade dirigida à atracção de jovens talentos?

>
  • Educação e Ciência
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu