Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Apoios ao desenvolvimento do Interior Algarvio

Numa visita recente ao concelho de Alcoutim, durante a qual tive oportunidade de reunir com diversas entidades locais (populações, autarcas, empresários), foram-me transmitidas preocupações quanto ao crescente isolamento e desertificação desta região do interior algarvio. Esta tendência tem vindo a agravar-se, sendo esse agravamento indissociável do programa FMI-UE em curso e da forte contracção do investimento (público e privado), do encerramento de serviços públicos e da crescente asfixia financeira das autarquias locais, que o mesmo tem vindo a provocar.
Durante a visita foram igualmente discutidas algumas das potencialidades de desenvolvimento da região e os investimentos necessários à sua concretização.

Tendo em conta o conjunto de propostas feitas pelos agentes locais, pergunto à Comissão Europeia:
1. Que financiamentos comunitários podem apoiar a construção da ponte Alcoutim-Espanha (Sanlúcar de Guadiana)? Qual o co-financiamento comunitário previsto?
2. Que financiamentos comunitários podem apoiar a construção de uma ligação rápida à capital de distrito (Faro)? Qual o co-financiamento comunitário previsto?
3. Que programas e medidas podem apoiar a construção de uma central de processamento de biomassa?
4. Tem conhecimento de que financiamentos comunitários foram canalizados para apoiar a construção do empreendimento "Finca Rodilha" (grupo Montechoro), envolvendo a construção de um hotel, projecto que não chegou a avançar?

• União Europeia
  • Perguntas