Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Apoio às pequenas queijarias de Rio de Moinhos, Borba

Numa reunião com produtores de queijo sócios da Associação Aqua D’Ossa, da Freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, pude constatar as suas preocupações com o futuro de cerca de dezena e meia de pequenas queijarias de fabrico artesanal, o que ainda garante o emprego directo de cerca de 100 pessoas, numa zona onde não há alternativas de emprego e onde já encerraram muitas outras.
Apesar das dificuldades, estes pequenos produtores apostaram na modernização e melhoria das condições de higiene e sanidade, na generalidade sem quaisquer apoios. Mas, neste momento, estão muitos preocupados com as exigências que lhes estão a fazer, de comparticipação com verbas elevadas, para a construção de uma ETAR que trate os efluentes de forma autónoma.
Ora, a verdade é que estes pequenos produtores não dispõem dos meios financeiros necessários para tal, pelo que correm o risco de encerrar, agravando o desemprego na região e tornando-a ainda mais despovoada.
Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe das medidas que podem ser tomadas para apoiar a construção da referida ETAR e estas pequenas empresas de produção de queijo, tendo em conta que estamos numa zona carenciada do interior alentejano, onde escasseiam as actividades produtivas e o desemprego não cessa de aumentar.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas