Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Apoio a indústrias do Vale do Ave

Na zona do Vale do Ave, já muito debilitado pelos graves problemas do sector têxtil, sucedem-se os casos graves de empresas em situação de insolvência, mesmo noutras áreas industriais, de que é exemplo a fábrica de pneus CNB/CAMAC, em Santo Tirso.
Nesta fábrica, que continua parada desde Agosto de 2008, os trabalhadores são credores de salários em atraso de vários meses, encontrando-se, neste momento, com contratos de trabalho suspensos, para acederem ao subsídio de desemprego.

Tendo em conta as declarações do Sindicato dos Trabalhadores da química, farmacêutica, petróleo e gás de Portugal, a empresa é viável se houver um apoio imediato, dado que a situação actual resulta de um grave problema de tesouraria que impede a empresa de comprar matérias primas e pagar aos trabalhadores.

Ora, não se entende como se anunciam tantos programas para apoio às PME e, depois, se atrasa a aplicação de eventuais programas de apoio.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:

1. Que programas comunitários podem ser utilizados para apoiar esta empresa?
  2. Conhece algum projecto de apoio e as eventuais medidas que já tenham sido tomadas para evitar o desemprego de mais 300 trabalhadores, numa zona que tem dos mais elevados índices de desemprego da União Europeia?
  3. Está a acompanhar a grave evolução da situação social desta zona e de todo o Norte de Portugal?
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas