Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Apoio à defesa e promoção do património cultural

A Associação Luzlinar, situada no Feital, Trancoso, no interior de Portugal, desenvolve, há alguns anos, um trabalho importante na defesa das ricas tradições culturais e do património de origem céltica, que perdura até hoje, como é o caso dos abrigos de pastores nas serras circundantes, a que se junta a realização de Simpósios de arte contemporânea com a participação de artistas de diversos países da União Europeia.

Ora, tendo em conta a importância destas actividades de dinamização cultural e de defesa e promoção do rico património de uma zona cada vez mais abandonada, por falta de alternativas de emprego para a população, é da maior importância apoiar e incentivar estas actividades, a que a pintora e escultora Maria Lino dá toda a sua energia, desde que se fixou novamente nesta aldeia, depois do seu regresso de uma estadia de 20 anos, em Hamburgo, na Alemanha.

Assim, solicito à Comissão Europeia as seguintes informações:

1. Que programas existem para apoiar iniciativas deste género?
  2. Que medidas podem ser tomadas para incentivar a defesa do rico património popular de origem céltica, como são os abrigos de pastores?
  3. Que medidas podem ser tomadas para apoiar a continuação dos Simpósios de arte contemporânea com a participação de artistas de diversos Estados-Membros da União Europeia?
  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Cultura