Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Apoio aos viticultores

Em reunião recente com o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P. (IVDP) foram-nos dadas a conhecer as dificuldades do sector, após o surto de COVID-19.

Na Região Demarcada do Douro, a vinha ocupa cerca de 44 mil ha. A área de vinha é trabalhada por aproximadamente 20 000 viticultores, a maioria deles pequenos produtores que têm um grande peso, por exemplo, na produção de Vinho do Porto. Neste momento, os principais problemas enfrentados por estes pequenos produtores prendem-se com o escoamento e o armazenamento do vinho, devido à COVID-19.

Os produtores referiram que uma forma de resolução do problema seria a criação de valor com o envelhecimento do vinho. Para tal, precisariam de auxílios adicionais da União Europeia, para poderem reservar vinhos, por exemplo, por 7 anos, não desperdiçando nem o trabalho nem a despesa tida anteriormente.

No Fundo de Recuperação há verbas que possam ser canalizadas para a resolução deste problema, dando assim continuidade à produção e ao armazenamento, impedindo a entrega forçada dos vinhos a baixo preço ou desperdício do produto?

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu