Intervenção de Ana Virgínia na Assembleia de República

" A ameaça de segurança trazida pela central de Almaraz é um risco real que não pode ser escamoteado"

Sr. Presidente,
Sr. Deputado José Luís Ferreira,

Sr.as e Srs. Deputados,

A central nuclear de Almaraz, desde o início da sua entrada em funcionamento, apresenta vários problemas técnicos.

Ao longo dos seus 35 anos de vida, a central foi palco de variadíssimos incidentes que vão desde a contaminação química de circuitos à falha de válvulas, ao escape de gases, à falha de refrigeração, e muitos outros. Estes incidentes causaram sérias dúvidas e intranquilidade entre as populações.

Para além disso, o facto de a central ter prorrogado o seu prazo de vida por mais 10 anos e haver a possibilidade de a prorrogar por mais 10 anos, tornando-a ainda mais obsoleta, adensa os receios das populações quanto à sua segurança, tanto mais que em 2017 pelo menos um incidente já ocorreu.

Acrescenta-se ainda a construção do armazém temporário individual de Almaraz, que aumenta a intranquilidade e faz crescer a dúvida sobre a renovação da licença de exploração da central.

Na verdade, Sr.as e Srs. Deputados, a ameaça de segurança trazida pela central de Almaraz, dada a proximidade com Portugal, é um risco real que não pode ser escamoteado.

Importa, pois, que o Governo envide todos os esforços para salvaguardar a segurança e a saúde das populações, monitorizando a qualidade do ar e, porque a Central de Almaraz procede à sua refrigeração indo beber às águas do rio Tejo, é necessário que se façam também esforços no sentido de que também as águas do rio Tejo sejam monitorizadas e fiscalizadas na sua qualidade.

• Ambiente
  • Economia e Aparelho Produtivo