Pergunta ao Governo N.º 2156/XI/2

Alteração no atendimento dos utentes da unidade de saúde do Estoril

Alteração no atendimento dos utentes da unidade de saúde do Estoril

Na sequência de uma política de saúde assente na progressiva centralização da prestação de cuidados de saúde, desguarnecendo muitas unidades mais próximas da população, há cada vez maiores dificuldades no acesso aos cuidados primários de saúde.
O nosso país enfrenta uma grave situação de carência de médicos, fruto da errada política de formação durante muitas décadas, mas também da política para os trabalhadores da administração dos últimos anos, que levou à saída de muitos profissionais do Serviço Nacional de Saúde.
Para além disso a situação é acentuada em consequência do subfinanciamento sistemático e agora acentuado dos serviços públicos nesta área.
Chegaram nos últimos tempos a este Grupo Parlamentar notícias e reclamações em relação à transferência do atendimento dos utentes sem médico de família da unidade de S. João do Estoril para Alcabideche, sem que se vislumbre a justificação para isso.
Assim, e ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, venho requerer através de V. Exa., à Senhora Ministra da Saúde, resposta às seguintes perguntas:
- Confirma que o atendimento dos utentes de S. João do Estoril sem médico de família foi transferido para Alcabideche?
- Que justificação apresenta para esta decisão?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo