Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Acordo de Parceria Económica entre os Estados da África Oriental e Austral por um lado e a Comunidade Europeia e os seus Estados Membros por outro

Os Acordos de Parceria Económica (APE), diz o relatório, assentam na "cooperação para o desenvolvimento da UE, que pretende reforçar as capacidades institucionais e de produção dos Estados ACP e apoiar os processos de adaptação necessários". O facto de poucos países ACP os terem ratificado até à data será contraditório com as boas intenções enunciadas, assim como com as afirmações que defendem o papel de apoio à integração regional destes acordos.
É conhecida a nossa posição, que aqui reiteramos, de frontal oposição aos APE, autênticos acordos de livre comércio que a UE quer impor à força, com recurso à chantagem se preciso for, como já demonstrou por diversas ocasiões. O próprio FED volta a ser usado como arma de chantagem, numa altura em que se discute o seu volume financeiro para 2014-2020.
A desejada "abertura dos mercados" serve, naturalmente, os interesses dos grandes grupos económicos europeus, que vender mercadorias e serviços, explorar matérias-primas e impor um modelo de produção dirigido à exportação, segundo os seus interesses.
Este APE irá trazer graves consequências aos pequenos agricultores e aos trabalhadores europeus e africanos, e, em geral, aos objectivos de desenvolvimento.
Obviamente, votámos contra.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu