Intervenção de Rita Rato na Assembleia de República

O acordo alcançado pela concertação social

Sr. Presidente,
O Sr. Deputado Duarte Filipe Marques devia ter vergonha de vir elogiar um acordo que promove um retrocesso social, para lá dos tempos do fascismo. Alguns desses direitos, nomeadamente o direito às oito horas de trabalho diário, foram conquistados pela luta dos trabalhadores ainda no regime fascista!
O Sr. Deputado quer ir ainda mais atrás do que foi o fascismo em Portugal!
Provavelmente, o Sr. Deputado fala da sua experiência pessoal, mas a sua experiência pessoal de Deputado do PSD na Assembleia da República não é a realidade de mais de um milhão de trabalhadores que estão em situação de desemprego, nem — muito menos! — a realidade com que estão confrontados os milhares de jovens trabalhadores que vivem, todos os dias, uma situação gravíssima, de negação dos seus direitos fundamentais.
Mas os jovens trabalhadores também sabem que é fundamental a sua luta, a luta concreta, de todos os dias, nos locais de trabalho — as trabalhadoras e os trabalhadores do Jumbo, do Pingo Doce, do Continente, da Marlboro, em Braga, da Lisnave… —, pelo direito a um salário digno e a um horário que lhes permita conciliar a vida profissional e a vida pessoal.
O Sr. Deputado não sabe o que é isto ou, melhor, sabe e vive bem com esta realidade!
O Sr. Deputado, sentado nessa bancada, está aí para servir os interesses não destes trabalhadores mas dos seus patrões, dos grupos económicos e financeiros que vivem e acumulam riqueza com o agravamento da exploração, com a retirada de direitos fundamentais, que vivem com melhores condições, com o acesso a uma vida de luxúria, com o acesso a uma vida de fortuna, enquanto a maioria do povo vive com dificuldades profundas.
Não tenho propriamente uma questão para colocar, mas que fique claro que os Srs. Deputados, os governos e o patronato podem contar com a luta dos jovens trabalhadores e dos trabalhadores na defesa dos seus direitos. Contem com ela, porque ela há de ser forte e há de ter resultados, Sr. Deputado!

• Trabalhadores
  • Intervenções