Intervenção de Inês Guerreiro, membro da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP, Festa do Avante!

«Abril é a arma da juventude, dos trabalhadores e do povo»

Viva a coragem e a resistência! Viva a alegria e a liberdade! Viva a Festa do Avante! 

Aqui, tomamos consciência do que a vida pode ser. Ficamos mais fortes para transformar, para levar para as nossas terras, para as nossas escolas, para os nossos empregos, a luta pela alternativa, a amizade e a generosidade, a confiança inabalável numa vida melhor. 

Construímos a Festa com o contributo de todos e de cada um, de milhares de jovens que ano após ano, a tornam mais sua, mais bonita e importante.

Não há Festa como esta, porque a Festa do Avante! é filha do que somos e do que queremos para o País e para o nosso povo. É dos trabalhadores, dos que sentem as injustiças e é para todos uma janela que abrimos para o futuro. 

Saudamos as centenas de novos camaradas e amigos que nos últimos dias se juntaram à JCP. Vamos encontrar-nos na estação de transportes, no bairro, na escola ou na empresa. Com os que estudam em escolas sem condições e os que são obrigados a desistir dos estudos, vamos gritar pela Escola Pública Gratuita e de qualidade e dizer não às propinas, com os que não conseguem ter uma casa digna reclamamos que a habitação é um direito, com aqueles cujo salário não chega ao final do mês, exigimos mais salário, com os que são condenados a uma vida sem estabilidade nem perspectiva de futuro, dizemos que Abril é mais futuro. 

A todos os jovens a quem lhes roubam os sonhos, dizemos: se és tu que produzes a riqueza, se é a ti que te roubam direitos, está na tua mão lutar contra a injustiça! Não estás sozinho e o que vem a seguir seremos todos a decidir. Por isso, vem connosco, luta connosco. 

Com a JCP e o PCP nenhum sonho é perdido. Dá corpo à luta pela concretização de um sonho maior que nós próprios e que as nossas vidas. Um sonho feito de todos os sonhos do mundo.

E aqueles que o querem impedir, os conservadores da exploração, que mobilizam todos os meios para concentrar ainda mais a riqueza à custa do sacrifício de dos trabalhadores, da juventude, de um povo inteiro, podem ter a certeza: por mais que promovam o medo, a guerra, o conformismo e a divisão, por mais que apostem na mentira e que ataquem o PCP, a luta dos trabalhadores e do povo, agora, como sempre, por todo o lado, há mais um jovem que se levanta, resiste e avança. 

Vivemos um período de instabilidade e incerteza e sabemos que o caminho não é fácil, mas somos a Juventude do Partido Comunista Português. Nascemos de um povo que se libertou, somos parte de um passado centenário de que nos orgulhamos e herdeiros do projeto do futuro, um projecto vivo em cada um de nós, o projecto e o ideal comunista que, à desgraça a que o capitalismo quer condenar a humanidade, contrapõe essa sociedade nova por que lutamos todos os dias, o socialismo, o comunismo.

Não vivemos o 25 de Abril, mas vêmo-lo em cada dia: quando os jovens defendem o direito a ter uma Associação de Estudantes, em cada sindicalização de um jovem trabalhador, em todas as assembleias, plenários e acções de luta, organizadas por milhares de jovens que têm em comum a vontade de decidir o rumo das suas vidas. 

Abril é a arma da juventude, dos trabalhadores e do povo, em todas as vertentes da vida: que aplica uma política que serve os trabalhadores, que a todos assegura direitos fundamentais, que promove a igualdade e o direito a sermos quem somos, que garante a soberania do nosso povo e uma distribuição justa da riqueza. 

Não é só justo e urgente, é possível mudar de rumo! Abril é mais futuro! Vive na luta unida dos jovens contra a precariedade, pelo aumento dos salários e tempo para viver. Está na Escola Pública que conquistámos, no Ensino Superior para todos; na defesa do Serviço Nacional de Saúde. Vive na vontade de praticar desporto, de aceder à cultura, à música, ao cinema, à arte; na exigência do direito à habitação e à mobilidade; a vivermos em harmonia com o ambiente, livres de todas as discriminações. Está no direito a uma vida melhor, a conhecer um mundo de paz e a sermos felizes. 

Abril está na rua e a luta continua! Avante, camaradas!

Viva a Juventude Comunista Portuguesa!
Viva o Partido Comunista Português!