Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

«O Comunista» e «O Têxtil» disponíveis no sítio do PCP na internet

«O Comunista» e «O Têxtil» disponíveis no sítio do PCP na internet

O PCP, prosseguindo uma linha de trabalho no sentido de colocar no seu sítio na internet diversas edições, nomeadamente os números do «Avante!» editados clandestinamente durante a ditadura fascista, vai também disponibilizar em www.pcp.pt a partir de hoje, sábado, por ocasião das comemorações do seu 90º aniversário a edição dos jornais «O Comunista» e «O Têxtil».

O PCP pretende, deste modo, proporcionar o acesso a documentos únicos e indispensáveis para o conhecimento do nosso passado recente, designadamente daquilo que foi o regime fascista, da luta dos trabalhadores e do povo português e do papel dos comunistas na resistência.

O jornal «O Comunista», que foi o primeiro órgão do Partido Comunista Português, teve um total de 55 números entre 16 de Outubro de 1921 e 6 de Novembro de 1926, com uma interrupção da sua publicação entre Novembro de 1921 e Maio de 1923. Durante a primeira fase publicaram-se apenas 7 números ( não se dispõe do nº 6) e na segunda 48 (não se dispõe dos números 25 e 47).

No jornal «O Comunista», cujos objectivos eram a defesa dos interesses dos trabalhadores e da sua luta emancipadora, a difusão os ideais comunistas e a divulgação das conquistas da Revolução Socialista de Outubro, podem conhecer-se documentos relacionados com a história do PCP, nomeadamente com o I e II Congressos realizados antes da implantação do fascismo, para além das posições de diferentes forças políticas em relação ao fascismo e aos seus perigos, à complacência e compromissos de sectores democráticos republicanos com a reacção e dos apelos do PCP à acção comum para se barrar o caminho ao fascismo.

«O Comunista» permanecerá na história como o primeiro órgão do PCP, seguindo-se-lhe «O Avante!», depois da reorganização de 1929, jornal que permanece até aos nossos dias como órgão central do PCP e que este ano já comemorou o seu 80.º aniversário.

O jornal «O Têxtil», inicialmente copiografado e a partir do seu 3º número impresso, foi publicado entre Janeiro de 1956 e Março de 1974. Apesar de alguma irregularidade na sua periodicidade, anos houve em que esta foi quase mensal (10 números/ano) enquanto noutros anos se publicaram apenas dois números, tendo mesmo acontecido não se ter efectuado a sua publicação nos anos 1968-1970. A colecção integral que agora se disponibiliza é composta por 71 números, 1 suplemento ao nº 33 e uma separata do número 48 (Março-Abril de 1963).

«O Têxtil», como outros jornais editados pelo PCP, dirigia-se a um sector profissional específico, aos trabalhadores têxteis e nele se podem ler centenas de páginas com uma vasta informação sobre numerosas lutas travadas pela classe operária têxtil, as condições de trabalho e a brutal exploração a que os trabalhadores eram submetidos, perceber o seu importante papel ao serviço da organização e da luta de um dos mais numerosos sectores da classe operária portuguesa num período crucial da luta contra o fascismo, de importantes acções de massas e da luta para colocar os sindicatos nacionais fascistas ao serviço dos trabalhadores.