Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Sobre a morte de Vo Nguyen Giap

Sobre a morte de Vo Nguyen Giap

O Secretariado do Comité Central do PCP endereçou hoje ao Comité Central do Partido Comunista do Vietname uma carta manifestando o seu profundo pesar pelo falecimento do camarada Vo Nguyen Giap, onde expressa as suas sentidas condolências e os sentimentos de fraternal solidariedade dos comunistas portugueses.

«Ao Comité Central do
Partido Comunista do Vietname

Queridos camaradas

Ao tomar conhecimento do falecimento do camarada Vo Nguyen Giap é com viva emoção que vos transmitimos, e por vosso intermédio aos comunistas, aos trabalhadores e ao povo vietnamita, as sentidas condolências e os sentimentos de fraternal solidariedade dos comunistas portugueses.

A memória do camarada Giap, filho muito querido do povo vietnamita e figura cimeira do movimento comunista e revolucionário internacional, perdurará na memória dos povos como exemplo de patriota e comunista ardente que, com modéstia, coragem e inexcedível determinação revolucionária, entregou toda a sua vida à luta pela libertação do Vietname e da Indochina da opressão colonial e da agressão imperialista e pela unificação e construção na sua pátria da sociedade socialista.

O nome de Vo Nguyen Giap, companheiro de Ho Chi Minh, ficará para sempre ligado a vitórias históricas sobre o colonialismo francês e o imperialismo norte-americano, honrando os valores e o projecto comunista, e demonstrando que, por maiores que sejam os sacrifícios consentidos pela resistência à exploração de classe e à opressão nacional, um povo unido e determinado a vencer é realmente invencível.

Como dirigente do Partido Comunista do Vietname e inspirado estratega militar, é muito grande a contribuição do camarada Giap à causa universal de libertação dos trabalhadores e dos povos de todo o mundo. O seu nobre exemplo de combatente pelo direito dos povos à escolha do seu próprio caminho, pela paz e o socialismo jamais será esquecido.

Com os melhores votos enviamo-vos, queridos camaradas, as nossas fraternais saudações

O Secretariado do Comité Central
do Partido Comunista Português»