Declaração de Margarida Botelho

Sobre a eleição de Paulo Raimundo como Secretário-Geral do PCP

Ver vídeo

''

O órgão mais importante do PCP é o seu Congresso, que é constituído por delegados eleitos em todas as organizações do Partido, num processo muito participado e amplo, em que dezenas de milhares de militantes discutem as análises e as orientações para um período de quatro anos. Cada delegado representa a sua organização e leva ao Congresso as suas opiniões e propostas.

Cada Congresso elege um Comité Central, a quem cabe dirigir o Partido no intervalo dos congressos. É o Comité Central que elege de entre os seus membros os organismos executivos, a Comissão Política, o Secretariado, bem como a Comissão Central de Controlo e o Secretário-Geral.

Como sabem, perante a questão colocada pelo camarada Jerónimo de Sousa quanto à sua substituição, iniciou-se um processo de audição, de que resultou uma ampla convergência de opiniões no sentido de propor o camarada Paulo Raimundo para essa importante tarefa.

Nesta reunião de hoje, o Comité Central do Partido Comunista Português elegeu Paulo Raimundo como Secretário-Geral do PCP. A proposta dos organismos executivos foi aprovada por unanimidade. Paulo Raimundo entendeu não votar na sua eleição.

O Comité Central transmite aos trabalhadores, à juventude e ao povo português a determinação do PCP em lutar por um país desenvolvido e soberano, por um mundo de paz, pela liberdade, a democracia e o socialismo – e é isso que vamos fazer.