Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Sobre a constituição do Grupo Consultivo para a Fortaleza de Peniche

A constituição de um Grupo Consultivo para a Fortaleza de Peniche, hoje anunciada pelo governo, é um passo positivo - na sequência da retirada da Fortaleza de Peniche do programa Revive com o abandono do projecto que lhe estava associado – no caminho para a recuperação, requalificação e valorização da Fortaleza de Peniche como monumento estratégico para a afirmação e valorização da luta de resistência contra o fascismo, pela liberdade e a democracia.

O passo agora dado converge com os objectivos daqueles, comunistas e outros democratas, que defenderam e defendem a preservação daquele património, pelo que representa de testemunho da luta povo português pela liberdade, a justiça e a defesa dos valores da Revolução de Abril.

O PCP reitera a sua determinação de contribuir para a valorização da Fortaleza de Peniche como espaço de memória histórica, de afirmação da liberdade e democracia, espaço de fruição pública, popular e cultural, de relevante importância nacional e mesmo internacional, aberto à população de Peniche e a todo o povo português.

O PCP reafirma que a preservação da memória histórica da luta contra o fascismo é uma responsabilidade não só daqueles que, como o PCP, resistiram e lutaram pela liberdade e a democracia, mas também uma obrigação de todos aqueles que consideram essa memória e esses valores como património nacional, elemento fundador e enquadrador da democracia portuguesa, tão mais importante quanto a situação internacional convoca para a intensificação da luta contra as ideologias reaccionárias e fascistas.

• Central
  • Fortaleza de Peniche