Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Sobre as catástrofes sísmicas na Itália e medidas de resposta urgente e prevenção

A Itália foi vítima, em pouco mais de 2 meses, de 3 fortes sismos, com violentas réplicas, que se traduziram em centenas de mortos, dezenas de milhares de vítimas, e um nível de destruição material muito elevado.
Portugal situa-se também numa área de elevado risco sísmico que afecta particularmente a zona sul e centro. Imprevisível, o país pode ser sujeito a uma situação catastrófica, idêntica ao ocorrido no terramoto de 1755, com um nível de destruição que não se pode prever.
O país foi ainda alvo este verão de fortíssimos incêndios, a que a resposta de apoio da UE foi deficiente, com limitados recursos canalizados para a resposta à catástrofe vivida.
Pergunto:
Que meios urgentes estão a ser mobilizados, financeiros, humanos e materiais, para apoiar as vítimas e os esforços de reconstrução em Itália?
Considera aumentar financeiramente os mecanismos que os Estados-Membro podem activar para apoios em situações de catástrofe?
Que mecanismos podem os Estados-Membros activar para financiar acções preventivas, seja na prevenção e combate a incêndios, seja na prevenção de sismos de elevada magnitude?

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu
  • Itália