Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

FEAG - Disciplina orçamental - candidatura Agile - Itália

Esta é a segunda candidatura apresentada neste Plenário pela Itália com vista a obter uma contribuição financeira do FEAG - 3.689.474 euros -, na sequência do despedimentos de 1257 trabalhadores na empresa AGILE S.r.l., empresa que opera no sector das tecnologias e das comunicações. Estes despedimentos ocorreram por quase toda a Itália, nomeadamente na região da Umbria, onde estava sedeada a empresa Antonio Merloni SpA, cujo pedido de apoio, em sequência do encerramento, acabámos de votar.
Como já vem sendo hábito, a justificação para mais este atentado ao direito ao trabalho reside, por um lado, nas "mudanças estruturais importantes nos padrões do comércio mundial" e, por outro, na recessão no sector das TI. Acrescentam-se agora as restrições ao crédito verificadas na sequência da crise económica e financeira.
Mais do que este Fundo - que "legitima" a política de despedimentos e apoiam os empregadores nessa decisão - o que os trabalhadores necessitam é da aplicação de políticas de investimento que criem e mantenham postos de trabalho com direitos.

Apenas a ruptura com as políticas que estão a ser seguidas pela UE será capaz de travar este caminho de desastre social e económico.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu
  • Itália