Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral, Apresentação da candidatura da CDU à Câmara Municipal de Évora

«O povo de Évora tem motivos para voltar a confiar na CDU»

''

[Excerto]

Uma forte saudação a todos os presentes, aos trabalhadores e ao povo do concelho de Évora, a todos os que estão connosco neste projecto democrático e unitário da CDU, neste espaço de participação e realização ao serviço das populações.

Uma saudação muito particular ao nosso candidato à Câmara Municipal de Évora e actual Presidente, Carlos Pinto de Sá – um candidato com provas dadas, de reconhecida capacidade de realização e competência - e ao mandatário da nossa Coligação, o deputado João Oliveira, aos quais endereçamos votos de bom trabalho nesta batalha que em conjunto vamos travar e que, estamos certos, se concretizará com êxito, dando continuidade ao projecto da CDU e ao meritório trabalho que tem sido realizado neste concelho.

Com esta iniciativa damos um importante passo na afirmação da candidatura da CDU a todos os órgãos autárquicos do concelho de Évora. Um passo dado com a confiança de quem pode mostrar um percurso de trabalho, realizações e obra que orgulha este concelho e quem nele vive e trabalha.

Um valioso trabalho que está bem patente nos passos dados na superação dos graves problemas financeiros herdados do período de má memória em que PS desgovernou este município e o levou à beira da falência, que as populações deste concelho não querem ver de volta. Um excepcional trabalho de relançamento da ligação da gestão municipal às populações na procura da sua participação e das forças vivas do concelho na definição das políticas municipais e na solução dos problemas que às populações do concelho dizem respeito, bem visível também na retoma das relações regulares com todo o Movimento Associativo, da valorização dos seus projectos e do seu papel na comunidade, potenciando a actividade sócio-cultural no concelho. Mas igualmente todo um trabalho de reconciliação da gestão e actividade municipais com a cidade e o concelho, onde está presente a revalorização de Évora como Património da Humanidade com a valorização do seu Centro Histórico, mas também o património das freguesias, na dinamização de projectos de desenvolvimento económico, da educação e da ciência, mas também na qualificação do território, na regeneração urbana e no ambiente.

É sabido que os nossos candidatos são uma mais-valia no trabalho que realizamos por todo o País e aqui em Évora. Mas nós somos uma força que vale não apenas pela qualidade e provas dadas pelos seus eleitos, pela entrega e elevada disponibilidade dos seus candidatos para servir as populações, mas também e, essencialmente, pelo seu projecto distintivo – o reconhecido projecto da CDU, como solução e proposta alternativa à gestão do PS, PSD e CDS-PP.

(...)

Estamos convictos que no mandato que agora se aproxima do fim a CDU honrou os compromissos assumidos com o povo de Évora e que o povo de Évora tem motivos para voltar a confiar na CDU, confirmando-a como a força indispensável e necessária para a defesa dos mais genuínos interesses das populações do concelho de Évora e, ao mesmo tempo, com mais CDU acrescentar força à luta e à razão de todos os que aspiram a uma outra política, patriótica e de esquerda no plano nacional.

• Regime Democrático e Assuntos Constitucionais
  • Central