Posições Políticas

Comício em Almada

Aqui estamos uma semana depois das eleições neste nosso comício. Quis o calendário do nosso trabalho que o último comício de campanha aqui tivesse sido no distrito e que o primeiro após as eleições aqui fosse.

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 11 de Junho de 2024

O resultado eleitoral da CDU para o Parlamento Europeu assume um enorme significado político e a garantia de intervenção da voz de coragem e insubstituível.

No resultado da CDU está o valor de milhares de eleitores que enfrentaram elementos de dispersão e de engano, e optaram pela visão corajosa do presente e do futuro de Portugal e da Europa contrariando o conformismo e obscurantismo amplamente difundido.

Comunicado do Comité Central do PCP de 11 de Junho de 2024

O Comité Central do PCP, reunido a 11 de Junho de 2024, analisou os resultados das eleições para o Parlamento Europeu de 9 de Junho e para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira a 26 de Maio, apreciou as comemorações do 50.º aniversário da Revolução de Abril e traçou as linhas de intervenção e luta prioritárias para o Partido.

Sobre as comemorações do V Centenário do nascimento de Luís de Camões

1. Assinala-se em 2024 o V Centenário do nascimento de Luís de Camões, cuja obra, inseparável de um mundo em transformação, é símbolo de humanismo progressista. 

2. A figura e obra de Camões foram manipuladas pelo fascismo, que, procurando cobertura ideológica para esse regime iníquo, as utilizou para propagandear o nacionalismo fascista e a sua concepção colonialista.

Acerca do Plano do Governo para a Imigração

As medidas anunciadas pelo Governo são um conjunto de intenções e vazio da resposta urgente aos mais de 400 mil processos de regularização pendentes na AIMA. 

Na verdade, o Plano do Governo procura mais alinhar-se com o que de mais negativo o  Pacto para as Migrações e Asilo da UE contém,  do que responder à urgência que está colocada a milhares de imigrantes no nosso País.

É a CDU que está contigo, todos os dias, para o que der e vier

Uma grande saudação a todos os jovens que vivem e trabalham no nosso País.

Todos vós, filhos e netos de Abril, são o presente e o futuro do País.

Todos vós que nos dão grande confiança, segurança e tranquilidade.

Todos vós, todos os dias desmentem o discurso do medo, do ódio, do individualismo, do egoísmo, das inevitabilidades e das impossibilidades.

«Há espaço para caminhar, há espaço para alargar, há espaço para reforçar e construir a política alternativa que se impõe»

Estamos a uma semana das eleições para o Parlamento Europeu, com esta força, com este entusiasmo, com esta alegria, com esta confiança, que muito ainda pode e vai avançar até ao dia 9.

Realizamos este grande comício, depois de um grande desfile, no Dia da Criança.

Plano do Governo para a saúde: portas escancaradas para os privados à conta de recursos público

As medidas que foram anunciadas ainda há pouco pelo Governo, elas vão encontro de um objetivo e o objetivo é continuar a degradar o Serviço Nacional de Saúde. É continuar numa linha de perda de capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde para desviar recursos financeiros para os grupos privados que interveiem na área da saúde. Naquelas medidas, não há uma única para valorizar os profissionais de saúde.

Sobre os resultados das Eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira

1. A maioria obtida pelo PSD, apesar de representar uma perda face a Setembro passado, é negativa para os direitos e interesses dos trabalhadores e do povo da região.