Posições Políticas

Fim ao genocídio! Solidariedade com a Palestina!

Os crimes de Israel contra o povo palestiniano atingem proporções inauditas, que configuram um autêntico genocídio na Faixa de Gaza, com centenas de pessoas mortas pelos bombardeamentos e os constantes ataques militares israelitas, o bloqueio à entrada de água potável, alimentos, medicamentos e outros bens essenciais, o uso da fome como forma de agressão contra a população, a sistemática e total destruição de habitações, de hospitais e de outras infraestruturas básicas, a proclamad

«Este é o tempo de tomar a iniciativa»

Uma grande saudação a todos os presentes,

O que estamos hoje a realizar não é apenas um comício, é uma forte demonstração de determinação e confiança, é uma afirmação de disponibilidade para o combate.

Estamos aqui hoje da mesma forma como estivemos na campanha eleitoral, empenhados e militantemente por aquilo que importa, e aquilo que importa é a vida de cada um.

Para o PCP, não há conversa de campanha e outra a seguir.

Audiência com o Presidente da República

Terminámos a audiência com o Sr. Presidente da República. A primeira palavra que ia transmitir, e tive a oportunidade de transmitir ao Sr. Presidente da República esta preocupação, é que não é possível continuar calado, não é possível continuar nesta profundo hipocrisia e cinismo face à situação que se passa neste momento na Palestina, em particular que afecta 2 milhões de pessoas e em particular mais de 1 milhão de crianças.

Comunicado do Comité Central do PCP de 20 de Maio de 2025

O Comité Central do PCP, reunido a 20 de Maio, analisou o quadro político resultante das eleições legislativas de 18 de Maio, bem como a situação nacional e internacional, tendo apontado as principais linhas de intervenção do PCP para os próximos meses.

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 20 de Maio de 2025

Ainda que não esteja finalizado todo o processo eleitoral, a composição da Assembleia da República regista uma evolução negativa marcada pelo crescimento da AD (PSD e CDS), do Chega e da IL.

Independentemente dos arranjos que se venham a verificar entre estas forças, o novo quadro institucional comporta o perigo real da intensificação da concretização da agenda retrógrada, neoliberal e anti-popular.

Sobre os resultados das Eleições Legislativas de 2025

Nesta campanha eleitoral, nesta luta por tudo quanto importa na vida dos trabalhadores, do Povo, da juventude e do País, afirmámos a CDU como força de coragem, de seriedade e de confiança.

Saudamos os activistas da CDU, e em particular os nossos companheiros de coligação o Partido Ecologista “Os Verdes” e a associação Intervenção Democrática.

Cortes no financiamento da Ciência são inaceitáveis e devem ser revertidos

Numa carta aberta ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação, mais de 50 Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UID) denunciam um corte por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de cerca 74% no financiamento base por investigador integrado em 117 UID avaliadas com «Muito Bom». Para os subscritores da carta, este corte, que não foi anunciado durante o concurso, não tem nenhuma justificação. 

É hora de defender a Segurança Social pública, universal e solidária!

1. É hora de lembrar que só um Sistema de Segurança Social Pública é a garantia plena e efectiva de protecção social a todos os trabalhadores.

Facto que exige uma ampla campanha de esclarecimento que faça frente às ameaças que visam destruir o direito de todos os portugueses à Segurança Social, pública, universal e solidária.

50.º Aniversário da Vitória do Vietname sobre a agressão do imperialismo norte-americano

Camaradas,

Num contexto nacional e internacional que coloca a exigência de uma intensa e diversificada intervenção ao nosso Partido, é com uma grande alegria que, com esta singela, mas genuína iniciativa, comemoramos os 50 anos da vitória do Vietname sobre a agressão do imperialismo norte-americano, saudando calorosamente desde o nosso país o povo e os comunistas vietnamitas.