Posições Políticas

A Festa do Avante! é expressão de confiança de que é necessário e possível resistir, tomar a iniciativa e avançar

Viva a Festa do Avante! Viva a Festa dos valores de Abril, festa dos trabalhadores, do povo e da juventude; espaço de liberdade, democracia, cultura.

Viva a Festa que, mais uma vez, foi planificada, erguida, divulgada e o seu funcionamento assegurado pela militância dos membros do PCP e da JCP, mas também pela generosa e solidária participação de muitos amigos.

Comício da 49.º Festa do Avante!

A todos os visitantes, aos que não perdem uma Festa, aos muitos que vieram pela primeira vez, aos que regressaram, sejam bem-vindos.

Uma grande saudação para cada um de vós, obreiros desta construção colectiva que é a Festa do Avante!

Permitam-me uma saudação aos artistas, aos desportistas, a todos os que garantem a Festa e todo o seu funcionamento.

Abertura da Festa do Avante! 2025

Uma festa do povo, festa popular, de cultura, desporto, de animação, de convívio, de alegria, festa dos trabalhadores. Esta festa não deixará de tratar também a realidade da vida, dos problemas concretos. Ainda agora saímos desta exposição sobre a Constituição, da saúde, da habitação, das crianças, do emprego, dos salários, todos estes problemas que as pessoas enfrentam mas também a situação do país.

Sobre o trágico acidente no elevador da Glória em Lisboa

Expresso uma palavra de profundo pesar pelas vítimas do trágico acidente no elevador da Glória e de solidariedade para com as famílias e desejo de rápidas melhoras para todos os feridos. 

Quero registar e reconhecer o papel dos profissionais que nas diversas áreas intervieram prontamente nas acções de socorro.

A dimensão e gravidade do acidente exige o total esclarecimento das suas razões e o apuramento de todas as responsabilidades.

Projectos e acção do Governo põem em causa o futuro da Escola Pública

Em vésperas  da abertura do ano lectivo, a comunidade educativa está, uma vez mais, confrontada com um conjunto de indefinições, nomeadamente quanto a aspectos de funcionamento das escolas, este ano agravado com a implementação apressada da chamada “Reforma do Estado”  no Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) com a criação da Agência para a Gestão do Sistema Educativo.

Programa da Festa do Avante! apresentado em conferência de imprensa

O programa da edição deste ano da Festa do Avante! foi apresentado em conferência de imprensa, num momento que destacou a diversidade cultural e política do maior evento político-cultural do País.

Coube a Alexandre Araújo, do Secretariado do Comité Central do PCP, a apresentação global, onde sublinhou a importância da Festa e a variedade de áreas que a compõem, como o desporto, o teatro e as exposições.

A redução do número de alunos colocados no Ensino Superior é responsabilidade directa do Governo PSD/CDS

A redução do número de estudantes colocados nas instituições de Ensino Superior, assim como já tinha acontecido com a redução do número de candidatos, são reflexo das opções políticas do Governo PSD/CDS, designadamente as alterações ao modelo de acesso ao Ensino Superior introduzidas pelo Governo no ano lectivo 2024/2025, que constituem um verdadeiro obstáculo. 

Incêndios florestais: o País precisa de respostas em vez de propaganda como faz o Governo PSD/CDS

1- Ao fim de três semanas em que as populações se confrontam, em muitos casos, desesperadas com o avanço desenfreado do fogo, e em que do Governo PSD/CDS só tiveram arrogância e desvalorização, o Primeiro-Ministro dirigiu-se ontem ao País. Uma declaração incapaz de esconder o facto de o Governo estar mais preocupado com a sua imagem do que propriamente com as respostas que são reclamadas pelas populações.

PCP denuncia escalada provocatória e militarista dos EUA na América Latina

O PCP denuncia e repudia as acções provocatórias e agressivas da Administração Trump em curso na América Latina, nomeadamente no Mar das Caraíbas, invocando falsamente o combate ao narcotráfico, e alerta para a séria ameaça que representa a intensificação do militarismo e o intervencionismo do imperialismo norte-americano para a soberania e os direitos dos povos latino-americanos e caribenhos e para a paz e a segurança na região.

Apresentação do livro «As privatizações. Contornos de um processo que é preciso reverter»

- Este livro não é uma enciclopédia sobre privatizações. É uma apresentação de um conjunto de ideias e de factos que nos pareceram importantes apresentar agora.