Voto de Pesar N.º N.º168/XIV/1.ª

Pesar pelo falecimento de Henrique Espírito Santo

Nascido em Queluz em 1931, Henrique Espírito Santo faleceu no passado dia 19 de janeiro. Figura incontornável do cinema português, iniciou a sua atividade profissional em 1966, estreando-se como diretor de produção em 1971, no filme O Recado, longa-metragem de José Fonseca e Costa. Foi diretor de produção do filme A Promessa, de António Macedo, primeiro filme português a ser selecionado para o Festival de Cinema de Cannes, e de O Bobo, de José Álvaro Morais, primeiro filme português premiado no Festival de Cinema de Locarno.

Henrique Espírito Santo foi diretor de produção de 27 filmes, ator em 21, tendo colaborado ou participado, de diversas formas, em pelo menos mais 19. Além dos realizadores já referidos, produziu filmes de António da Cunha Telles, Alberto Seixas Santos, Manoel de Oliveira, Luís Filipe Rocha, Margarida Gil, Solveig Nordlund, João Mário Grilo ou João César Monteiro.

Teve toda uma vida dedicada ao cinema, reconhecida com o Prémio Sophia, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema, em 2014, e com a publicação de um catálogo sobre a sua vida cinematográfica por parte da Cinemateca Portuguesa, em 2016.

Destacou-se também pela sua participação no movimento cineclubista, descrito pelo próprio como “o grande movimento cultural de massas de resistência ao fascismo”, pelo seu papel no Novo Cinema Português, pelo contributo para a dignificação, valorização e difusão do cinema português.

Henrique Espírito Santo formou várias gerações de homens e mulheres do cinema e foi um extraordinário exemplo de amor a esta arte, de dedicação, capacidade de trabalho e, simultaneamente, de uma generosidade, solidariedade e fraternidade por todos reconhecidas.

Membro do Partido Comunista Português desde maio de 1957 até ao final da sua vida, participou ativamente na resistência e luta contra o fascismo, no plano cultural e político.

A Assembleia da República, reunida em Plenário, expressa o seu pesar pelo falecimento de Henrique Espírito Santo e envia aos seus familiares e amigos sentidas condolências.