Declaração de Paula Santos, Deputado do PCP à Assembleia da República e membro do Comité Central do PCP

PCP solidário com a luta dos professores e educadores

''

O PCP está hoje aqui solidário com a luta dos professores, luta pela defesa da escola pública, luta pela valorização da profissão docente. O Governo do PS tem sido responsável pela desvalorização da escola pública, pela desvalorização da carreiras têm adoptado um caminho de desvalorização inclusivamente das respostas que são necessárias para a valorização da escola pública. A proposta do Orçamento do Estado 2023, não dá as respostas que são necessárias: prossegue a desvalorização da carreira; não contabiliza o tempo de serviço realizado por todos estes professores; mantêm as quotas no acesso ao quinto e sétimo escalão; não combate a precariedade.

O PCP tem apresentado soluções: soluções que permitem valorizar a carreira; soluções no sentido da valorização da profissão; mas sobretudo soluções de valorização da escola pública e para a garantia que todos os estudantes têm todos os professores a todas as disciplinas. Propomos por isso a vinculação de todos os professores com três ou mais anos de serviço que desempenham funções permanentes. Propomos também a contagem de todo o tempo serviço para efeitos de progressão e a valorização da carreira docente e também da sua profissão docente.

• Educação e Ciência
  • Trabalhadores