Declaração de Jorge Machado, Deputado

PCP realiza audição pública sobre políticas sociais

''

O PCP realizou hoje uma Audição com Instituições de Solidariedade Social e outras entidades que intervêm nas diversas valências da Rede de Serviços e Equipamentos Sociais.

Num encontro onde participaram cerca de 50 representantes de instituições e entidades que desenvolvem trabalho nesta área, ficou patente a total desresponsabilização por parte do governo, tanto ao nível da falta de apoios financeiros na manutenção e na construção de novos equipamentos, como também no apoio ao financiamento das IPSS.

Os representantes destas entidades partilharam também as preocupações que têm relativamente aos impactos do PEC e do Código Contributivo, designadamente no agravamento da situação de muitas instituições no plano financeiro, da garantia de igualdade de acesso e da qualidade das respostas sociais que prestam e do estatuto remuneratório dos seus trabalhadores.

Participaram nesta audição, representantes das Associações de Reformados de Almada, Amora, Corroios, Fogueteiro, Pinhel dos Frades, Odivelas, Palmela, representantes sindicais do CESP, CGTP-IN, Fenprof, Sindicato Função Pública, representantes da ACIJ da Ramada, Alma Alentejana, APD Casccais, Ave Coop, Bogalha, CNIS, CNOD, CRID, Externato Santa Joana, Fundação Inválidos do Comércio, Fundação João Gonçalves Junior, Fundação COI, LATI, MURPI, Sociedade Voz do Operário, União Distrital das IPSS de Santarém e Setúbal, representantes dos Centros Sociais da Quinta do Anjo, Lisboa, Palmela, Raio de Luz e Jardins de Infância da Pontinha e “Os Reguilas”.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • instituições particulares de solidariedade social