Declaração de Carla Cruz na Assembleia de República

PCP realiza audição pública sobre o impacto do Acordo Comercial entre a União Europeia e o Canadá (CETA)

''

O PCP realizou uma audição pública sobre o impacto do Acordo Comercial entre a União Europeia e o Canadá (CETA), no seguimento da aprovação por maioria no Parlamento Europeu, apesar dos fortes protestos que se fizeram sentir. A Comissão Europeia pretende que o Acordo entre em vigor de forma parcial e provisória, sem a ratificação dos parlamentos nacionais. O PCP rejeita categoricamente tal propósito, na medida em que tal constituiria mais um inaceitável desrespeito pela soberania dos Estados e nesse sentido, entregou na Assembleia da República um projecto de resolução que propõe a rejeição da entrada em vigor de forma parcial e provisória do (CETA). Esta audição pública serviu para ouvir as estruturas representativas dos sectores produtivos, dos trabalhadores e associações sobre aos impactos que terá no nosso País este Acordo de comércio livre.

Participaram na audição as seguintes entidades:

ASMA- Algarve Surf Marine Association, Associação Água Pública, Associação Sindical dos Juízes Portugueses, CGTP-IN - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional, CNA- Confederação Nacional da Agricultura, GEOTA- Grupo de Estudos de Ordenamento do Território, Plataforma Algarve Livre de Petróleo, Plataforma Não ao Tratado Transatlântico, Plataforma Transgénicos Fora, Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Zero- Associação Sistema Terrestre Sustentável.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • União Europeia