Paula Santos, líder do Grupo parlamentar do PCP, Ana Jara, candidata da CDU à Câmara Municipal de Lisboa, e Cristina Cardoso, membro da Secção Internacional do PCP, estiveram presentes na acção realizada em frente da Embaixada de Israel expressando a solidariedade com o povo palestiniano e denunciando a acção ilegal do Governo israelita contra as embarcações que tentavam chegar à Faixa de Gaza, detendo os seus activistas, em que se incluem quatro cidadãos portugueses.
O Governo português deve desenvolver uma imediata acção no sentido que estes cidadãos tenham a proteção a que têm direito e que sejam libertados.
O PCP salientou que o Governo português deve intervir de forma resoluta nas instâncias internacionais em que está representado com vista ao imediato fim do genocídio em curso contra o povo palestiniano, a garantia da entrada da ajuda humanitária na Faixa de Gaza, e a criação do Estado da Palestina e o cumprimento do direito de retorno dos refugiados palestinianos como determina o direito internacional, nomeadamente em inúmeras resoluções das Nações Unidas.
O PCP reafirmou a sua solidariedade com a justa luta do povo palestiniano, apelando à participação nas acções de solidariedade com a Palestina e pela paz no Médio Oriente, que estão a ser desenvolvidas pelo movimento da paz e da solidariedade, o movimento sindical unitário e o movimento juvenil, no âmbito da Campanha «Todos pela Palestina! Fim ao genocídio! Fim à ocupação!», culminando a 29 de Novembro, no dia Internacional de Solidariedade com o povo palestiniano.