Intervenção de Paulo Sá na Assembleia de República

''

Sr. Presidente,
Srs. Deputados,

Começo por saudar as comissões de utentes, presentes nas galerias, que nos últimos anos têm desenvolvido uma corajosa luta pela abolição das portagens.

O PCP tomou a iniciativa de agendar este debate porque é preciso retirar dos ombros das populações do interior do país e do Algarve o fardo insustentável das portagens.

É exatamente esse o objetivo dos projetos de resolução que o PCP traz hoje aqui a debate. Propomos a abolição imediata das portagens nas autoestradas da Beira Interior, da Beira Litoral e Beira Alta, do Interior Norte, de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Algarve.

As populações do interior do país foram particularmente castigadas pela política de exploração e empobrecimento do anterior Governo PSD/CDS. Sofreram as consequências brutais da política de encerramento de serviços públicos; perderam urgências hospitalares e centros de saúde, escolas, estações de Correios e tribunais; perderam freguesias; e viram também as portagens a serem impostas nas suas autoestradas. De malfeitoria em malfeitoria a política de direita foi empobrecendo as populações do interior do país, acentuou as assimetrias regionais, agravou o despovoamento e a desertificação.

Num quadro de recessão e estagnação económica, de falência de micro e pequenas empresas e de crescimento galopante do desemprego, as portagens vieram somar mais crise à crise, quando o que se precisava era exatamente o oposto: uma vigorosa intervenção de relançamento das economias regionais que garantisse a criação de emprego e o progresso social.

Os utentes das ex-SCUTs foram duramente penalizados pelas portagens. Com a sua vida infernizada pela política de liquidação de direitos e corte de rendimentos, os utentes foram ainda forçados nos últimos 4 anos a carregar o fardo das portagens.

Situação que foi agravada pela inexistência de reais alternativas às autoestradas agora portajadas. Veja-se, por exemplo, o caso do Algarve. A EN 125, em partes significativas do seu traçado, é uma autêntica artéria urbana, com cruzamentos, semáforos e passadeiras de peões. Milhares de pessoas, que se viram forçadas a deixar de usar a Via do Infante por causa das portagens, tiveram de enfrentar diariamente o calvário das longas filas de trânsito e dos engarrafamentos na EN 125.

Com a introdução de portagens, parte considerável do tráfego das ex-SCUTs transferiu-se para outras estradas, agravando, nessas estradas, a sinistralidade rodoviária. Veja-se aqui, mais uma vez, o caso do Algarve. Com a introdução de portagens na Via do Infante, o número de acidentes rodoviários na EN 125 disparou, traduzindo-se num insuportável sacrifício de vidas humanas. A EN 125 tornou-se, novamente, na Estrada da Morte!

Sr. Presidente, Srs. Deputados,

Para melhorar a mobilidade e as acessibilidades no interior do país, para combater as profundas assimetrias regionais, para travar a desertificação e o despovoamento, para diminuir a sinistralidade rodoviária, para melhorar as condições de vida das populações, para dinamizar as economias locais, é preciso abolir imediatamente as portagens no interior país e no Algarve. Foi por isso que nos batemos nos últimos quatro anos! É isso que propomos hoje aqui!

Disse!

• Economia e Aparelho Produtivo