Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP no PE

PCP propõe debate no Parlamento Europeu sobre a deterioração da situação na Faixa Gaza

PCP propõe debate no Parlamento Europeu sobre a deterioração da situação na Faixa Gaza

João Oliveira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, propôs que na próxima sessão plenária do Parlamento Europeu, a realizar-se no final do mês de Maio, se discuta o agravamento da situação na Faixa de Gaza, como resultado da intensificação do bloqueio imposto por Israel.

A situação na Faixa de Gaza atinge a cada dia que passa uma dimensão de ainda maior horror.

O criminoso e brutal bloqueio total que Israel intensificou nos últimos dois meses, impede que a população palestiniana tenha acesso a água, alimentos, medicamentos e outros bens essenciais.

A par disso, Israel intensificou os bombardeamentos implacáveis, directamente contra a população civil, matando, só desde 18 de Março, 2308 palestinianos, parte dos mais de 52.400 mortos e 118.000 feridos, a maioria mulheres e crianças, como denunciou a Comissão de Direitos Palestinos da ONU há dois dias.

Mais de dois milhões de pessoas, metade dos quais crianças, encontram-se numa situação de vida ou de morte, face a este bloqueio que viola flagrantemente o direito internacional e os mais básicos princípios da humanidade.

Basta de dualidade de critérios por parte da União Europeia e de cumplicidade com Israel.

A União Europeia tem que assumir as suas responsabilidades, desde logo com a suspensão do Acordo de Associação com Israel.

É preciso um cessar-fogo imediato e permanente. É preciso o acesso imediato à ajuda humanitária.

A Paz no Médio Oriente exige o cumprimento dos direitos nacionais do povo palestiniano, exige o cumprimento do direito internacional.

 

  • Soberania, Política Externa e Defesa
  • Notas de Imprensa
  • Parlamento Europeu
  • Paz e Solidariedade