Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

PCP apresenta propostas na área da Saúde Visual

Num encontro hoje realizado com uma delegação da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria foram abordadas questões relacionadas com a especialidade de Oftalmologia no Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente a necessidade de combater as listas de espera para consultas desta especialidade.

No encontro, o PCP deu conta que incluirá nas suas propostas eleitorais, para além da defesa da regulamentação da profissão de optometrista, a integração dos optometristas no SNS, designadamente nos cuidados de saúde primários, com posterior integração das prestações de serviços efectuados no exercício da profissão de optometrista no âmbito das prestações de saúde do Código do IVA.

Medida tão mais importante se se atender a que cerca de 230 000 pessoas ficam, por ano, em lista de espera para uma consulta de oftalmologista, problema para cuja resolução os optometristas podem dar uma importante contribuição.

Recorde-se que a proposta agora reafirmada já havia sido rejeitada por PS, PSD e CDS no quadro da discussão do Orçamento do Estado para 2019.

• CDU - Legislativas 2019
  • Saúde