Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral, Tramagal, Abrantes

«Olhem mais para o défice de investimento na Floresta do que para o défice orçamental e poderão contar com o PCP nessa batalha»

Ver vídeo

''

[Excerto]

Estamos numa região que revela toda a importância que a floresta tem no nosso País. Milhares e milhares de hectares ocupados mas, ao contrário do que há anos vêm dizendo que se deve fazer, em vez de floresta autóctone, adaptada às condições e resistente às intempéries, um mar de eucalipto a perder de vista.

Em boa verdade, para além da política de perseguição aos pequenos e médios produtores florestais, não se assegurou o ordenamento necessário, com a criação de mosaicos que assegurem a função de corta fogo, não se interveio na questão central do preço da madeira, que continua estagnado com preços de há três décadas, impedindo a gestão da floresta, não se asseguraram a criação das equipas de sapadores florestais em falta, não se garantiu a reconstituição do corpo de Guardas Florestais.

Não há uma verdadeira política de apoio aos baldios, com o ICNF a não assumir as suas responsabilidades.

E ainda por cima, esta situação foi agravada pela decisão do actual Governo de separar as florestas da agricultura, quando o que predomina no nosso País é a articulação entre a produção agrícola e florestal.

Não nos espantamos, pois, que, recorrentemente, assistamos a grandes incêndios, como o que, por estes dias assolou a zona algarvia de Castro Marim, e agora na zona de Odemira e Monchique para cujas populações queremos endereçar uma palavra de solidariedade, e de que estas zonas não estão livres, em condições específicas.

Não nos espantamos pelos impactos no equilíbrio ecológico que têm estas políticas erradas, com consequências na biodiversidade e no ambiente.

Há défices estruturais muito graves no nosso País. Olhem mais para o défice de investimento na Floresta do que para o défice orçamental e poderão contar com o PCP nessa batalha.

>
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Segurança das Populações
  • Central
  • floresta
  • Incêndios Florestais