Intervenção de João Dias na Assembleia de República

Reforçar os cuidados ao doente com diabetes

Ver vídeo

''

Saudar os mais de 10800 peticionantes que perante injustificada impossibilidade de as pessoas com diabetes aceder à comparticipação numa terapêutica inovadora como é o Sistema de perfusão continua de insulina. Vêm solicitar à Assembleia da República que legisle no sentido de reconhecer essa comparticipação.

Desde logo pelos benefícios e ganhos para o controlo da doença e prevenção de complicações na pessoa com diabetes.

Mas, também, porque as pessoas com diabetes tipo 1 têm, inevitavelmente, que fazer terapêutica com insulina seja com administrações múltiplas de insulina diariamente, seja por dispositivos subcutâneos de perfusão contínua de insulina (PSCI), vulgarmente conhecidos por Bombas de Insulina.
Entende o PCP que o Serviço Nacional de Saúde deve colocar ao dispor destas pessoas todos e os mais avançados meios tecnológicos que possam responder às suas necessidades.

No caso das Bombas de Insulina é, pois, da mais elementar justiça que se alargue o acesso a todas as pessoas com diabetes, independentemente da idade, que tenham essa recomendação por parte das equipas médicas.

E se hoje as pessoas com diabetes maiores de 18 anos enfrentam grandes dificuldades para aceder à terapêutica por bomba de insulina é única e exclusivamente porque o Governo não quer cumprir!

Devo recordar, Srs. Deputados, que a Lei do Orçamento do Estado para 2020, também por proposta de alteração do PCP, no seu artigo 266, veio consagrar o alargamento da comparticipação a 100% ao sistema de perfusão contínua de insulina a todos os utentes elegíveis para tratamento inscritos na Plataforma da DGS.

Mais, Srs. Deputados, ficou também determinado no Orçamento do estado para 2020 que durante o ano de 2020, o Governo promove o alargamento da disponibilização do referido dispositivo médico a pessoas com diabetes tipo 1, maiores de 18 anos.

Ou seja, para o PCP as pessoas com diabetes que tenham critérios e indicações para serem tratados com recurso à Bomba de Insulina já têm esse direito! O que o Governo deve fazer é cumprir esse direito, motivo pelo qual acompanharemos os projetos os em debate que vão nesse sentido.

Pensamos, contudo, que deveremos responder a outras preocupações e problemas com os quais as pessoas com diabetes estão confrontadas.

Nesse sentido, apresentamos um projeto de resolução que responde a novas exigências que se colocam aos utilizadores de Bombas de Insulina, mas também na prevenção e tratamento da retinopatia diabética e do pé diabético.

Propomos que se:

1 - Desenvolva um plano de formação específico, em colocação de Bombas de Insulina, para todas as equipas multidisciplinares da diabetes no adulto;

As pessoas maiores de 18 anos passam agora a ter direito às Bombas, contudo transitam para a consulta de diabetes do adulto, verificando-se agora que os profissionais dessa consulta carecem da formação e treino em colocação das bombas de insulina.

Já no que respeita à retinopatia diabética, é a complicação mais frequente nas pessoas com diabetes e é a principal causa de cegueira evitável na população entre os 20 e 64 anos de idade. Os dados disponíveis apontam para que metade das pessoas com diabetes, nunca tenham ido a uma consulta de oftalmologia ou ortóptica. Por isso propomos que o Governo:

2 - Proceda ao levantamento dos equipamentos e de profissionais necessários ao Diagnóstico Sistemático da Retinopatia Diabética;

3 - Implementa com grau de urgência e com base local, ao nível dos ACeS ou ULS, um programa sistemático de despiste/rastreio e tratamento de retinopatia diabética;

4 - Crie a consulta de diabetes ocular, por forma a assegurar os cuidados oftalmológicos quando necessários aos doentes diabéticos rastreados;

O Pé Diabético é uma outra complicação com grande prevalência na pessoa com diabetes e que é responsável por mais de 70% das amputações não traumáticas dos membros inferiores. No caso do Pé Diabético, o rastreio sistemático do pé diabético e a implementação de medidas protetoras do pé que evitem lesões, levam à diminuição acentuada do número de amputações dos membros inferiores, obtendo-se evidentes ganhos de saúde e de qualidade de vida.

Por isso propomos que o Governo:

5 - Proceda ao levantamento dos equipamentos e de profissionais necessários ao programa sistemático de despiste/rastreio e tratamento do Pé Diabético;

6 - Implementa com grau de urgência e com base local, ao nível dos ACeS ou ULS, um programa sistemático de despiste/rastreio e tratamento do Pé Diabético;

7 - Disponibilize em cada ACeS ou ULS pelo menos um podologista, que deve trabalhar articulado com a restante equipa multidisciplinar da diabetes;

Podem as pessoas com diabetes contar com o PCP na defesa e proteção da sua saúde.

Disse.

  • Saúde
  • Intervenções
  • Diabetes
  • doentes com diabetes