Intervenção de Gonçalo Lopes, membro da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP, Festa do Avante!

Não cederemos um milímetro na luta pelos nossos direitos

Viva a Festa do Avante!

Festa da Esperança, da Juventude, da amizade e da Camaradagem. Da Cultura, da Arte e do Desporto. Do Trabalho, da Resistência e da Luta. Festa da Solidariedade Internacionalista e da Paz. Festa da Vida, da Alegria e do Futuro que queremos que seja presente.

Eis a nossa Festa! 

Festa construída a pulso pelo esforço e trabalho deste imenso Colectivo Partidário. Expressão daquilo que somos capazes de fazer, expressão do sonho colectivo que partilhamos e que aqui construímos. 

Daqui saudamos todos, que nestes últimos meses, deram um contributo determinante para a construção da Festa!, assim como saudamos as centenas de jovens que no último ano, e durante esta Festa, sentiram que a hora é de agir e de tomar Partido, e aderiram à JCP rumo ao nosso 13º Congresso “Nas Nossas Mãos, O Mundo Novo: Unir, Organizar, Lutar”.

Contra o que o Capital quer impor aqui estamos e resistimos. Contra o ódio, a injustiça, a indiferença e a discriminação, afirmamos o potencial transformador do trabalho coletivo. Afirmamos o mundo novo por que lutamos. Não nos resignamos perante aqueles que nos querem tirar tudo, inclusive o Direito ao Sonho, afirmamo-nos como a esperança que não fica à espera, reclamando a vida que queremos viver.

Aqui estão os estudantes do Ensino Secundário que continuam a lutar pela Escola de Abril e pelo seu carácter emancipador, contra os exames nacionais, uma profunda injustiça que barra o acesso ao Ensino Superior, e a falta de condições materiais nas escolas. Aqui estão os jovens que lutam, todos os dias, pela escola de Abril onde todos têm a palavra, decidem sobre si e sobre o seu futuro.

Cá estão os jovens do Ensino Superior, que perante o anúncio do Governo do aumento das propinas, responderão em massa nas ruas afirmando que o Ensino Superior é para ser público, gratuito, democrático e de qualidade, livre das propinas, e de acesso garantido a todos. Se já os derrotámos antes, também neste novo ano letivo, ninguém ficará para trás, e porque a luta continua, serão novamente derrotados!

Cá estão os jovens trabalhadores, que resistem e não recuam e que mais uma vez estão ameaçados perante este novo pacote laboral feito de encomenda pelo grande patronato. Daqui afirmamos que ninguém arredará pé na luta por melhores salários, pelo fim da precariedade, por mais tempo para viver, por uma vida digna.

Cá estamos com aqueles que não desistem da paz e que não aceitam que aos povos seja negada a liberdade de decidir sobre o seu próprio destino, em particular, o povo palestino. E não estamos só de palavra, camaradas e amigos. Foi nas manifestações e nas concentrações, nas vigílias e nas tribunas, mas também, porque a unidade é a arma indestrutível dos povos, na Federação Mundial da Juventude Democrática cuja Presidência a JCP assumiu este ano.

E daqui, a Direita e o Grande Capital ficam avisados, camaradas!

Não cederemos um milímetro na luta pelos nossos direitos, queremos casa para todos, saúde, cultura, ambiente e desporto. Queremos igualdade e lutaremos por ela com aqueles que todos os dias sofrem na pele as injustiças e as discriminações, seja em função da identidade e orientação sexual, da cor de pele ou do país de origem. Cá estaremos, porque, todos diferentes mas com sonhos iguais, avançamos juntos por um mundo livre de todas as formas de discriminação e opressão.

Não aceitaremos o ataque a Abril e às suas conquistas, porque somos a sua força. A força do seu projecto alternativo e distintivo. Reafirmamos o carácter revolucionário e transformador dos seus valores e de quem os transporta.

Somos a juventude do PCP, Partido do projecto e da alternativa patriótica e de esquerda, ligado aos valores de Abril, com a Democracia Avançada no futuro de Portugal, com o Socialismo e o Comunismo no horizonte.

Com orgulho dizemos que somos a Juventude Comunista Portuguesa. A organização revolucionária da Juventude. Com determinação, confiança no nosso povo e na juventude, transformemos as dificuldades em Coragem, o medo em União, o egoísmo em Organização, a inquietude em Luta e o Sonho em Vida!

Avante Camaradas! Façamos com as nossas mãos o mundo novo que queremos para as nossas vidas.

Viva a Festa do Avante!
Viva a JCP!
Viva o Partido Comunista Português!

  • Central
  • Festa do Avante
  • JCP