Intervenção de João Oliveira, Presidente do Grupo Parlamentar, Jornadas Parlamentares do PCP, Jornadas Parlamentares do PCP

"As jornadas parlamentares não passam ao lado dos problemas do distrito de Setúbal"

''

Camaradas e amigos,
Caros convidados,
Senhoras e senhores jornalistas,

Ao fim de quase três anos a destruir o país e a vida dos trabalhadores e do povo, o Governo tem em marcha uma campanha de propaganda diária de ilusões e mistificações sobre a realidade do país, vendendo ideias de falsos sucessos e recuperações que não casam com o agravamento da realidade económica e social sentida pelos portugueses diariamente.

A propaganda do Governo contrasta com a realidade de quem sofreu novos cortes nos salários e pensões, de quem quer emprego e não o encontra ou é despedido, de quem quer saúde e enfrenta urgências entupidas ou hospitais e centros de saúde sem profissionais e meios técnicos, de quem queria estudar e trabalhar no seu país e se vê obrigado a abandonar os estudos ou a emigrar.

O sentimento que se vive é de que o Governo, agora transformado em comissão eleitoral de PSD e CDS, está disposto a pagar qualquer preço para fazer esquecer os problemas do país e as suas próprias responsabilidades nas consequências desastrosas da política de afundamento nacional que executou.

Manipulando estatísticas, fazendo promessas ou mesmo desdizendo hoje o que acabou de aprovar ontem, tudo vale para este Governo que há muito devia ter sido demitido e apenas se mantém em funções graças à conivência do Presidente da República.

Da nossa parte, sabemos que só assumindo a realidade tal qual ela se apresenta se pode fazer uma correcta caracterização dos problemas nacionais e encontrar soluções para os ultrapassar.

Porque a batalha das eleições para o Parlamento Europeu está intimamente relacionada com a situação nacional e a luta pela mudança de políticas, realizamos estas jornadas parlamentares em conjunto com os deputados comunistas ao Parlamento Europeu e assumimos o objectivo de aqui reflectir sobre a alternativa à política de direita a as soluções para travar o agravamento da situação económica e social e apontar um rumo diferente para o país.

Construímos um programa de jornadas parlamentares que não passa ao lado dos problemas do distrito de Setúbal nem os ilude, antes os enfrenta para os poder resolver.

Das pescas à cultura, da indústria ao ambiente, da saúde à educação, à agricultura, ao poder local ou ao mundo do trabalho são muitas as áreas que trataremos nas visitas e encontros que temos programados.

E hoje mesmo, na sessão pública subordinada ao tema “Direitos, desenvolvimento e soberania – a alternativa à política de direita”, contaremos com um conjunto de intervenções que abordarão os mais diversos sectores da vida nacional e constituirão um valioso contributo para encontrar as soluções da política alternativa de que o país carece.

Bom trabalho a todos que são grandes e exigentes os desafios que nos esperam.

• Administração Pública
  • Ambiente