Pergunta ao Governo N.º 764/XII/1

Hospital de S. Paulo em Serpa

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo anunciou recentemente o encerramento do laboratório do Hospital de S. Paulo em Serpa. Este encerramento foi determinado por razões economicistas, na sequência, alias, dos cortes aplicados no sector da saúde por este governo, sem importarem, os utentes, os doentes e sem ter em conta os custos futuros com a degradação das condições de saúde das populações. Ao invés de encerrar serviços deveria ser promovida a sua utilização, fazendo um aproveitamento integral da capacidade instalada nos serviços públicos.
Este encerramento vem somar-se a outros já realizados naquele hospital. Foram encerrados o bloco operatório, a farmácia e os serviços administrativos. Alguns destes serviços foram encerrados por falta de condições para um funcionamento adequado. Perante a necessidade de requalificação de serviços a opção foi o encerramento. Neste momento naquele hospital funcionam uma unidade de cuidados continuados e de cuidados paliativos e um serviço de reabilitação.
Tendo em conta os encerramentos parcelares que vão acontecendo, existem muitas dúvidas quanto ao futuro do Hospital de S. Paulo. Posto isto, e com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio e com carácter de urgência, perguntar ao Governo, através do Ministério da Saúde, o seguinte:
1. Estão previstos encerramentos de outros serviços no hospital de S. Paulo?
2.Que papel está definido para o Hospital de S. Paulo, no contexto da Unidade Local de Saúde
do Baixo Alentejo?

• Saúde